top of page

Volvo lança nova linha de vocacionais para mineração


Os novos caminhões disponíveis a partir de 2023 estão equipados com um novo motor de 8 litros.


A Volvo está lançando no Brasil duas novas linhas de caminhões vocacionais modelos VM off road (VMX e o VMX Max), que atendem ao mercado de mineração e que incorporam uma série de avanços em relação aos modelos anteriores, a começar pelo novo motor Euro6, que além de ser bem mais econômico no que se refere ao consumo de combustível (até 10% a menos de consumo), tem muito mais potência e gera menos emissões, o que torna os novos modelos bem mais sustentáveis do ponto de vista ambiental.


Os novos caminhões disponíveis a partir de 2023, atendem à nova regulamentação de emissões Euro 6/Proconve P8 e são os mais completos e avançados desde que a linha foi lançada no Brasil em 2003, segundo a Volvo. Todas as versões estão equipadas com um novo motor de 8 litros, de fabricação própria da Volvo, e os caminhões receberam a nova transmissão I-Shift de 7ª geração, a mesma do FH, que permite troca de marcha até 30% mais rápido. Os equipamentos contam ainda com freio eletrônico EBS. “São inovações que transformam o VM num novo caminhão, mais econômico, mais potente e mais seguro, aprimorando um modelo que vem cada vez mais conquistando o transportador brasileiro”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.


Os veículos da nova família VMX têm para-choque de aço e duplos eixos 6x4 e 8x4 e possibilidade de escape vertical. Além disto, a família conta agora com o novo VMX MAX 6x4, que tem um PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Esta versão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas, como informo Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.


Ele acrescenta que as melhorias promovidas pela engenharia da Volvo “’proporcionaram outro importante benefício: nesta geração, o VM ganhou a função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. A caixa I-Shift de 7ª geração tem sensores que medem a inclinação da rampa e até a quantidade de carga que o caminhão leva, modulando o giro para concentrar mais torque no momento adequado da manobra em aclives – tudo feito automaticamente, seja numa operação rodoviária ou vocacional”.


O novo motor proporciona ainda outras vantagens, como a melhor performance com maiores velocidades médias e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, que oferecem maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas, e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. Nesta nova versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar mais economia.


Outra tecnologia com a qual a linha VM sai equipada é a I-Roll, que possibilita a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento sem diminuir a velocidade neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível. “É menos consumo de diesel, mas com toda a segurança”, observa Valerio.


O novo motor permitiu, ainda, a implantação da Aceleração Inteligente Volvo, uma tecnologia pioneira da marca que colabora para economizar combustível. Algoritmos projetados pelos engenheiros identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador. Este é um fator decisivo para a redução de até 10% de consumo de diesel nos novos motores Euro 6 do modelo”, destaca Valerio.


Outra inovação está nos modos de condução (Econômico e Off-Road, para os vocacionais). No caso do Off-Road, a inteligência atua concentrando a atuação para melhorar a dirigibilidade e a manobrabilidade, nas ocasiões em que se trafega em terrenos acidentados, fora de estrada, molhados ou em condições mais difíceis e severas.


Todas as novidades resultaram em benefícios, com o aumento de produtividade, maiores capacidade de carga, robustez e disponibilidade, além de maior performance e segurança com o novo sistema de freios e a manutenção facilitada, por conta dos itens compartilhados, conforme a Volvo.


Com os novos lançamentos, a Volvo dá mais um passo em direção a suas metas de atingir redução de 50% nas emissões de CO2 até 2030, ampliando para 100% em 2040 e alcançando a meta de net zero a partir de 2050.



Fonte: Brasil Mineral, assine e tenha acesso a vasto conteúdo de notícias de setor mineral


0 comentário
bottom of page