top of page

Volvo envia caminhões destinados a projetos de mineração para Europa



A divisão de máquinas pesadas da Volvo no Brasil vai enviar 50 caminhões articulados para Europa, complementando o fornecimento do modelo A30G para o continente, em 2020, devido à interrupção temporária da produção na Suécia em março, no início da pandemia da Covid-19. As primeiras unidades já estão sendo embarcadas no porto de Santos (SP) e as entregas continuam até setembro.

Devido às suas características de robustez e eficiência operacional, os caminhões articulados tornaram-se essenciais para a construção de grandes obras como barragens e operações de mineração, entre outras.

"Somos reconhecidos por nossa flexibilidade industrial e alta qualidade. Estamos totalmente preparados para atender às necessidades de qualquer mercado Volvo no mundo", afirma Wladimir Garcia, vice-presidente de operações industriais da Volvo CE na América Latina.

Integrada ao sistema de manufatura global da marca, a planta localizada na cidade paulista de Pederneiras tem cerca de 50% da produção destinados ao exterior. Seus caminhões articulados já são enviados para os Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Oceania e para diversos países da América Latina.

As 50 unidades do modelo A30G brasileiro seguirão para a Noruega, Inglaterra, Polônia, Alemanha, Bélgica, França e, também, Israel, no Oriente Médio.

"Devido ao alto valor agregado deste tipo de máquina, tal volume é bastante expressivo", destaca Massami Murakami, diretor de planejamento estratégico da Volvo Construction Equipment na América Latina.


A marca sueca é a única a fabricar caminhões articulados no Brasil. Inventado pela própria Volvo, em 1966, o veículo se notabiliza pela elevada eficiência e pela robustez operacional.

Não é a primeira vez que a fábrica brasileira é acionada para atender mercados não habituais. "Em 2017 já havíamos exportado caminhões articulados para a Europa. A excelente qualidade dos nossos produtos, apontado por auditorias globais da Volvo, tem sido também reconhecida pelos clientes do mundo todo", assegura Garcia. Atualmente cerca de 50% dos equipamentos de construção fabricados pela Volvo no Brasil seguem para o exterior. Além de caminhões articulados, a planta do interior de São Paulo produz também pás-carregadeiras, escavadeiras e rolos compactadores.


Fonte: Notícias d e Mineração do Brasil

0 comentário
bottom of page