top of page

Vale tem maior produção de minério de ferro e cobre desde 2019

  • jurimarcosta
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura

Minério de ferro cresce 2,6% no ano, enquanto cobre e níquel avançam 9,8% e 10,8% em relação a 2024




A Vale registrou fortes resultados operacionais em 2025 e alcançou o maior volume de produção de minério de ferro e cobre desde 2019, superando os guidances estabelecidos no início do ano em todos os segmentos de negócios.


Relatório da empresa divulgado ontem (27) aponta que a produção anual de minério de ferro somou 336 milhões de toneladas, alta de 2,6% em relação a 2024, enquanto a de cobre atingiu 382 mil toneladas, crescimento de 9,8% na mesma base de comparação, refletindo o avanço de projetos-chave e o desempenho consistente dos ativos no Brasil e no exterior. A produção anual de níquel alcançou 177 mil toneladas, aumento de 10,8% em comparação com o ano anterior.


Minério de ferro mantém desempenho sólido no quarto trimestre


No quarto trimestre de 2025, a produção de minério de ferro totalizou 90,4 milhões de toneladas, alta de 6% na comparação com o mesmo período de 2024. O resultado foi sustentado pelo sólido desempenho do complexo de Brucutu e pelo avanço gradual das operações dos projetos Capanema e VGR1.


As vendas de minério de ferro somaram 84,9 milhões de toneladas no trimestre, crescimento de 5% frente ao quarto trimestre de 2024. No mesmo período, a produção de pelotas alcançou 8,3 milhões de toneladas, queda de 9% em relação ao ano anterior, em função das condições de mercado.


No acumulado de 2025, as vendas de cobre e níquel avançaram 12,4% e 11,3%, respectivamente, em relação a 2024.


Cobre registra maior volume trimestral desde 2018


A produção de cobre atingiu 108,1 mil toneladas no quarto trimestre, aumento de 6% frente ao mesmo período de 2024 e o maior volume trimestral desde 2018. O desempenho foi sustentado pela produção recorde histórica de Salobo, além da operação consistente de Sossego e dos ativos polimetálicos no Canadá.


Já a produção de níquel totalizou 46,2 mil toneladas no quarto trimestre, crescimento de 2% na comparação anual. O resultado foi impulsionado pelo comissionamento bem-sucedido do segundo forno de Onça Puma e pelo avanço gradual das operações das minas subterrâneas de Voisey’s Bay, no Canadá. No acumulado de 2025, a produção de níquel alcançou 177 mil toneladas, o maior nível desde 2022.


Fonte: Minera Brasil

 
 
 

Comentários


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page