top of page

Vale produz 78,7 milhões de toneladas de minério no 2º trimestre, alta de 6,3%

Além do minério de ferro, mineradora apurou crescimento nas produções de pelotas, cobre e níquel.


A Vale divulgou, na noite desta terça-feira (18/07), os números da produção e vendas no segundo trimestre de 2023 (2T23). Segundo a mineradora, a produção de minério de ferro aumentou 6,3% comparado ao mesmo período do ano passado (2T22), chegando a 78,7 milhões de toneladas, impulsionada por uma produção recorde para um segundo trimestre no S11D, seguido pelo sólido desempenho dos complexos Itabira e Vargem Grande.


A produção de pelotas foi de 9,1 milhões de toneladas no 2T23, um aumento de 5,1% em relação ao 2T22, devido à maior produção nas usinas de Tubarão como resultado da maior produção de pellet feed.


As vendas de finos e pelotas de minério de ferro alcançou 72 milhões de toneladas, aumento de 1% na comparação com o 2T22, com a recuperação da produtividade do Terminal Ponta da Madeira ao longo do 2T23, após as restrições de carregamento causadas pelas fortes chuvas que impactaram embarques e vendas no 1T23.


A Vale espera um menor gap entre produção e vendas no terceiro trimestre, com a venda de estoques formados no primeiro semestre, dependendo das condições de mercado.


A produção de cobre foi de 78,8 mil toneladas, aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado e 17,6% em relação ao primeiro trimestre, devido, principalmente, ao bem-sucedido processo de ramp-up da planta de Salobo III e à melhora do desempenho na operação de Sossego.


As vendas de cobre chegaram a 73,8 mil toneladas, crescimento de 43,3% em relação ao 2T22 e 17,7% em relação ao 1T23, em decorrência dos maiores volumes de produção.


A produção de níquel alcançou 36,9 mil toneladas, aumento de 8% em relação ao 2T22, devido, principalmente, ao melhor desempenho operacional em Sudbury e na Indonésia. Em comparação ao trimestre anterior, houve queda de 10%, impactada pelas paradas de manutenção programadas, principalmente nas refinarias de Long Harbour e Clydach.


As vendas de níquel chegaram a 40,3 mil toneladas, aumento de 3% em relação ao 2T22 e praticamente estável em relação ao trimestre anterior.





Fonte: Revista Mineração & Sustentabilidade

0 comentário

Comments


bottom of page