Vale fecha contrato com WEG para fornecimento de eletrocentros solares

A Vale fechou contrato com a WEG para o fornecimento de 69 eletrocentros solares centrais para o projeto Sol do Cerrado, um dos maiores parques de geração de energia fotovoltaica do Brasil, a ser implantado no município de Jaíba, região norte de Minas Gerais. O investimento na implantação do empreendimento será de aproximadamente US$ 500 milhões.


A nova unidade industrial da WEG instalada em Betim (MG), será responsável pela fabricação do equipamento, que deverá ser entregue a partir do segundo semestre deste ano.

O empreendimento da Vale ocupará uma área de mais de 1.200 hectares e contará com potência instalada de 766 Megawatts-pico (MWp) e capacidade de produção de energia de 1,6 Gigawatts-hora por ano (GWh / ano). O início das operações está previsto para o semestre segundo de 2022.

"Os esforços são para promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde um Vale atua. Além da geração de mais de mil empregos na fase de implantação do empreendimento, com prioridade de contratação de mão de obra local, a Vale se impact honrada de ter colaborado para essa importante decisão estratégica da WEG, que não só atenderá ao Projeto Sol do Cerrado, mas contribuirá para o desenvolvimento tecnológico de Minas Gerais ", destaca Marco Braga, diretor de Suprimentos da Vale.

Segundo nota da Vale, o contrato firmado com uma mineradora contribuiu para a decisão da WEG de investir em Minas Gerais, gerando 100 novos postos de trabalho e fomentando o desenvolvimento tecnológico no estado. Uma fábrica conta com 5.000m² para fabricação de eletrocentros solares centrais e eletrocentros industriais.

Os equipamentos fornecidos pela WEG devem responsáveis por transformar a energia gerada nos módulos fotovoltaicos, permitindo sua disponibilização no sistema elétrico brasileiro para distribuição e consumo.


"Esses equipamentos são totalmente desenvolvidos e fabricados no Brasil. A produção desses Eletrocentros já ocorre em nossa nova fábrica em Betim. O contrato não só estreia a nossa nova unidade industrial, como reitera a nossa expertise de oferecer soluções eficientes para projetos tão importantes como este ", explica Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação.

"A WEG tem tradição no fornecimento de soluções completas para o segmento de energia solar. Seu histórico de contratos dentro da modalidade EPC (Engenharia, Aquisição e Construção) não só habilitou a companhia a participar da construção de importantes parques solares no Brasil, como também tem ajudado a criar novas oportunidades de negócios com a venda de equipamentos para novas usinas ", diz a nota.


Fonte: Notícias de mineração do Brasil

0 comentário