top of page

Vale eliminará uso de água no processamento mineral em Carajás até 2027

  • jurimarcosta
  • 27 de jun. de 2025
  • 1 min de leitura

A redução de custos proporcionada pela eliminação do uso da água busca tornar a operação mais competitiva e segura, conforme informou a Vale



A


Vale planeja eliminar o uso de água para o beneficiamento de minério de ferro das minas de Carajás, no Pará, até 2027. Segundo a mineradora, aproximadamente 90% da produção na região já acontece sem o uso de recursos hídricos, garantindo a ausência de rejeitos e a necessidade do uso de barragens para armazenamento.


A redução de custos proporcionada pela eliminação do uso da água busca aumentar a competitividade e segurança da operação, conforme informou a Vale.


Ainda trabalham no sistema anterior seis linhas da Usina 1, da Serra Norte, que depositam rejeitos na barragem do Gelado, onde a companhia tem um projeto de reaproveitamento dos resíduos.


A previsão da Vale é utilizar o método que trabalha apenas com a umidade natural nessas linhas até 2027. De acordo com estimativas da mineradora, todo o material presente na barragem seja reaproveitado na produção até 2037.


A partir da conversão da Usina 1 de Carajás para o beneficiamento a umidade natural, o projeto Gelado deve alcançar a capacidade de 6 milhões de toneladas por ano.


Com informações da Reuters



 
 
 

Comentários


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page