top of page

Vale e Nippon Steel assinam acordo para redução de carbono

Parceria faz parte da estratégia da Vale para alcançar o compromisso de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035.



A mineradora Vale anunciou, nesta terça-feira (26/04), a assinatura de um acordo com a siderúrgica japonesa Nippon Steel para buscar soluções siderúrgicas com foco no processo de produção carbono neutro de aço.


A Vale e a Nippon Steel pretendem estudar e explorar em conjunto as soluções de uso de metálicos como direct reduced iron (DRI) e o ferro gusa produzido pela tecnologia Tecnored, além do uso de briquetes verdes da Vale no processo de fabricação de ferro e outros produtos de menor pegada de carbono, como pelotas.


Segundo a Vale, a iniciativa contribui para alcançar o compromisso da empresa de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção à mineração sustentável.


Nippon Steel



A Nippon Steel é a maior produtora integrada de aço do Japão e uma das principais do mundo. Além de suas seis siderúrgicas no Japão, a Nippon Steel fabrica uma ampla gama de produtos de aço de valor agregado em mais de 15 países, identificando seus pontos fortes em três áreas estratégicas de negócios: produtos de aço de alta qualidade para automóveis; recursos e energia; e engenharia civil, construção e ferrovias. A siderúrgica realiza pesquisa e desenvolvimento em três grandes centros e seis laboratórios em siderúrgicas , todos no Japão.


Fonte: Revista Mineração

0 comentário
bottom of page