Vale apresenta projetos de reuso de área da Mina de Águas Claras (MAC) em MG
- jurimarcosta
- 17 de set.
- 2 min de leitura
A mineradora investiu mais de R$ 1 bilhão em medidas de segurança e recuperação ambiental

Por meio de reunião pública, a Vale apresentou os avanços do Plano Ambiental de Fechamento de Mina (Pafem) da unidade de Águas Claras (MAC), em Nova Lima (MG). Na ocasião, foram debatidos possíveis usos da área, localizada na Serra do Curral.
O encontro destacou medidas de segurança e recuperação ambiental em andamento, como o uso de equipamentos teleoperados e helicópteros em áreas de difícil acesso. Para essas atividades, a mineradora investiu mais de R$ 1 bilhão buscando garantir a segurança e sustentabilidade do território.
Durante a reunião, a Vale reforçou ainda o compromisso com a comunidade. Um exemplo é a criação da Casa Uso Futuro, que propõe uma construção coletiva de ideias para o destino da área da MAC.
“O fechamento da Mina de Águas Claras é conduzido com base em rigor técnico e ambiental. Nosso compromisso é garantir que o processo seja feito com total segurança, respeitando as diretrizes legais e preparando a área para novos usos que beneficiem a sociedade”, comentou a diretora de Minas Paralisadas da Vale, Fabiana Cruz.
O processo de fechamento da mina inclui o cumprimento do Termo de Compromisso (TC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que prevê a descaracterização de todas as barragens remanescentes, além das estruturas construídas pelo método de alteamento a montante, já eliminadas.
Os projetos em discussão para a ocupação do espaço da MAC incluem:
Ampliação do Parque da Serra do Curral
Implantação de um polo agrícola sustentável
Construção de um hotel-escola de gastronomia
Instalação de um parque de bicicletas
“A construção desses projetos mostra que é possível transformar a antiga mina em um espaço de convivência, preservação ambiental e desenvolvimento social, acessível para todos”, explicou o diretor de Territórios e Uso Futuro da Vale, Luiz Henrique Medeiros.
A reunião contou com a participação de cerca de 300 pessoas entre moradores, empreendedores e autoridades de Belo Horizonte e Nova Lima.
Fonte: Revista Mineração & Sustentabilidade

Comentários