SGB inicia preparação para levantamentos aerogeofísicos no Tocantins
- jurimarcosta
- 24 de out. de 2025
- 1 min de leitura
Empresa que venceu a licitação começou a calibração dos sistemas que serão utilizados

O Brasil se prepara para nova fase de levantamentos aerogeofísicos, conduzidos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Nesta semana, a empresa LASA Prospecções S.A. (Xcalibur Smart Mapping), vencedora da licitação, começou a calibração dos sistemas aerogeofísicos que serão usados para o levantamento na região sudeste do Tocantins. Os procedimentos visam garantir a qualidade, precisão e confiabilidade dos dados que serão coletados.
As calibrações ocorrem em áreas de referência no Rio de Janeiro, Jundiaí (SP) e Orós (CE), definidas em conjunto com o SGB, com base em análises técnicas detalhadas e em conformidade com padrões internacionais de aquisição geofísica. Após essa etapa, a aeronave segue para Porto Nacional (TO), onde será montada a base operacional dos voos. A partir dali, terá início a coleta de dados do primeiro levantamento da terceira geração de levantamentos aerogeofísicos do SGB.
A retomada dos levantamentos aerogeofísicos ajudará a conhecer melhor o tipo de rocha, solo e minerais que existem no subsolo brasileiro, a partir do estudo das propriedades gravimétricas, magnetométricas e gamaespectrométricas das rochas. Os dados obtidos irão subsidiar estudos de prospecção mineral, mapeamento geológico e avaliação de recursos hídricos, fortalecendo a produção de minerais estratégicos essenciais à transição energética, segurança alimentar e hídrica, defesa e indústria espacial.
Fonte: Conexão Mineral

Comentários