top of page

Seminário Internacional Metso reúne líderes de mineração para discutir importância e futuro do setor

  • jurimarcosta
  • 24 de out.
  • 3 min de leitura

SIM 2025 acontece dia 6 de novembro em Belo Horizonte e terá painéis sobre minerais críticos, desafios de logística na mineração, geopolítica e novas tecnologias


ree

O Seminário Internacional Metso (SIM), evento que acontece a cada dois anos, vai reunir líderes da indústria mineral para discutir o papel do setor num momento decisivo: a transição energética. O encontro acontece dia 6 de novembro em Belo Horizonte.


“O mundo está descobrindo que sem minerais é impossível fazer a transição energética. Mais do que nunca é hora de a própria indústria mineral assumir essa narrativa, porque ninguém conhece mais a mineração do que o próprio setor”, resume Marcelo Motti, vice-presidente de Vendas e Serviços da Metso e anfitrião do evento.


De acordo com ele, a edição 2025 do SIM vai repetir a dinâmica dos eventos anteriores – ser um fórum de alto nível para falar de mineração, a partir da visão dos líderes do mercado – e, ao mesmo tempo, agregar novos temas, caso das mudanças geopolíticas no mundo e os desafios de atração e retenção de mão de obra no segmento mineral.


A ênfase em geopolítica para o setor mineral acontece pela possibilidade de o Brasil ocupar um espaço mais importante como fornecedor mundial, inclusive de minerais críticos.


Motti destaca o recente relatório da Agência Internacional de Energia (IEA) que apontou um crescimento forte na demanda de minerais energéticos. É o caso do lítio, com 30% de crescimento em 2024, contra a média de 10% ao ano ao longo da década de 2010.

ree

Marcelo Motti, vice-presidente de Vendas e Serviços da Metso e anfitrião do evento.



“Níquel, cobalto, grafite e terras-raras viram um aumento de 6-8% na demanda em 2024. O cobre também registrou um crescimento robusto de cerca de 3%”, reforça o executivo com base nos dados da IEA.


Apesar da maior procura, a etapa de refino de minerais energéticos continua concentrada em três países, que respondem por 86% do refino. Um exemplo é o de terras raras, cujo refino está altamente concentrado na China.


Ao mesmo tempo, o Brasil é apontado pelos especialistas como uma verdadeira “tabela periódica”, em função da presença de praticamente todos os minerais considerados críticos para a transição energética.


“Um exemplo é o estudo recente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que aponta uma nova reserva potencial de fosfato, urânio e terras raras no Piauí”, explica Motti.


Apesar do potencial, a mineração brasileira precisa endereçar desafios como a atuação sócio e ambientalmente responsável a atração de novos profissionais, uma vez que as atividades de mineração ocorrem, geralmente, em áreas remotas.


A aplicação de novas tecnologias, inclusive o uso de inteligência artificial nos projetos de identificação e classificação de jazidas e a adoção de equipamentos autônomos e elétricos, é outra frente de temas que vai fazer parte do SIM 2025.


“A indústria de mineração está introduzindo novos modelos de negócios, senão não poderá atender a demanda futura de minerais, tanto para transição energética, como para outras atividades”, reforça Motti. “Temos visto a discussão acontecer pelo ponto de vista de outros mercados, mas é a liderança de mineração que conhece de perto os desafios, prazos e complexidades do setor”, completa.


Para discutir o futuro da mineração, o SIM 2025 terá seis painéis temáticos, compostos, em geral, por três executivos do setor, com mediação de especialistas do segmento. O evento terá ainda duas palestras iniciais, falando de geopolítica mundial e de aplicação de tecnologia, com destaque para inteligência artificial na mineração.


Em função da importância do SIM 2025 como fórum de discussão, o próprio presidente global e CEO da Metso, Sami Takaluoma, vai abrir o seminário. Da mesma forma, o presidente da empresa para a América do Sul, Eduardo Nilo, participa do encontro.


“É o momento da mineração falando com a mineração, pois esperamos um público altamente qualificado de cerca de 150 profissionais”, reforça Motti.




SIM 2025 – Evento exclusivo para convidados


Data: 6 de novembro


Local: Casa Pampulha, em Belo Horizonte


Contato: Carolina Lopes - carolina.lopes@metso.com




Fonte: Conexão Mineral

 
 
 

Comentários


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page