top of page

Sandvik testa caminhões elétricos em mina subterrânea da Barrick


A Sandvik testará quatro caminhões Artisan Z50 com motor elétrico a bateria na mina Turquoise Ridge da Barrick Gold em Nevada, nos Estados Unidos. As empresas concordaram em um teste de produção de três anos da minifrota na mina subterrânea que faz parte da joint venture operada pela Barrick, Nevada Gold Mines e a Newmont Corp.

A Sandvik disse que o caminhão de transporte Z50 tem capacidade de carga útil de 50 toneladas e é um projeto de base que integra o trem-de-força elétrico com bateria de maior capacidade disponível na indústria de mineração com os recursos de caminhão de transporte mais recentes.

O Z50 está equipado com o sistema patenteado de troca automática AutoSwap para a bateria Artisan - a troca da bateria leva cerca de seis minutos e pode ser feita sem pontes rolantes ou infraestrutura externa.

Na fase um dos testes, o caminhão Z50 já atingiu mais de 1.400 horas de produção com mais de 1.400 cargas, operando até 18 horas por dia.

Os principais indicadores de desempenho no novo teste incluirão o desempenho da tecnologia BEV (do inglês battery electrical vehicle, ou veículo elétrico a bateria) em um ambiente de produção, disponibilidade mecânica, custo médio do ciclo de vida e custo geral de produção.

O presidente e executivo-chefe da Barrick, Mark Bristow, disse que "esta parceria com a Sandvik nos dará experiência de primeira mão em tecnologia BEV em nosso próprio ambiente de produção. É um passo significativo para promover nossa estratégia BEV em todo o grupo."


Henrik Ager, presidente da Sandvik Mining and Rock Technology, acrescentou: "(O teste) nos dá a possibilidade de provar o desempenho de nossa tecnologia BEV. O caminhão puramente movido a bateria ajuda a reduzir o calor e as emissões subterrâneas, ajudando as minas a alcançar metas de sustentabilidade e reduzir os custos de ventilação. Isso aumenta o nível do que é possível e permite um nível totalmente novo de produção e redução de custos para minas subterrâneas de rocha dura." As informações são da Mining Magazine.

Fonte: Notícias de Mineração do Brasil

0 comentário
bottom of page