top of page

Sandvik lança carregadeira elétrica


A Sandvik está lançando sua nova carregadeira elétrica movida à bateria, o modelo LH518B de 18 toneladas. O equipamento é resultado de décadas de experiência em engenharia, combinada à inovadora tecnologia de motorização e ao conhecimento sobre sistemas de bateria da Artisan Vehicle. O novo modelo é projetado para o sistema de bateria e linha de transmissão elétrica Artisan™, com o objetivo de melhorar a utilização da tecnologia oferecida pela bateria.

A Sandvik buscou não apenas substituir alguns componentes ou redesenhar apenas uma parte do equipamento: os projetistas tiveram que repensar toda a máquina, o que significa que os clientes não precisarão alterar toda a infraestrutura da mina. Na prática, a troca da bateria da carregadeira não requer guindastes ou empilhadeiras, graças ao recurso patenteado AutoSwap.

A nova carregadeira elétrica movida a bateria Sandvik LH518B conta com uma capacidade excepcional para seu tamanho e pode operar em uma galeria de 4,5 x 4,5 metros e capacidade de transporte de até 18 toneladas. Além de um inovador sistema de caçamba, o novo modelo tem tração dianteira e traseira independentes, permitindo alta capacidade de carga útil com uma baixa altura de operação.

Para produtividade superior, a Sandvik LH518B é equipada com três motores magnéticos permanentes de 2.000 Nm. A nova carregadeira elétrica não tem conversor de torque, transmissão ou motor diesel para deslocamento, além de não possui restrições de emissão na potência instalada para limitar a seleção do motor elétrico, o que permite a utilização dos motores mais potentes disponíveis e adequados às condições subterrâneas.

A Sandvik LH518B vem com AutoSwap, um sistema patenteado de troca automática de bateria da Artisan™. A troca ágil leva cerca de seis minutos e pode ser feita em uma área de passagem ou de operação, sem necessidade de pontes rolantes ou infraestrutura externa. O novo recurso AutoConnect, disponível pela primeira vez na LH518B, torna a troca ainda mais fácil e rápida, conectando e desconectando automaticamente a bateria da carregadeira. O operador tem maior segurança, pois não precisa sair da cabine, o que economiza minutos no procedimento de troca e diminui o esforço e o risco do processo.

A carregadeira alimentada exclusivamente à bateria contribui para a redução do calor e das emissões na operação subterrânea, e ajuda as minas a tingirem os objetivos de sustentabilidade e a reduzir os custos de ventilação. O robusto sistema de baterias usa fosfato de ferro de lítio (LiFePO4) e é projetado especificamente para uso em mineração subterrânea. Atualmente, a Sandvik está ampliando seu portfólio de carregadeiras e caminhões BEV e se prepara para entrar em novas áreas de mercado, o que acontecerá em etapas e modelo a modelo.


Fonte: Brasil Mineral

0 comentário
bottom of page