top of page

Sandvik apresenta nova linha de tecnologias inteligentes para mineração


A Sandvik Mining and Rock Technology apresentou sua nova linha de tecnologias inteligentes para mineração durante o evento virtual global Innovation in Mining realizado na última semana. O equipamento AutoMine Concept, totalmente autônomo, possui novos recursos de detecção e inteligência artificial para aprimorar as operações.

Segundo a empresa, o uso deste tipo de recurso permite aos equipamentos "perceberem" seus arredores para criarem um ambiente em 3D, reagindo e se adaptando em tempo real em operações subterrâneas.

De acordo com a Sandvik, essas tecnologias permitem que os equipamentos planejem as próprias rotas e encontrem trajetos mais adequados "mesmo em ambientes em constante mudança". "Os recursos de detecção de obstáculos, prevenção de colisões e mapeamento 3D online melhoram a adaptabilidade e aumentam a flexibilidade", declarou a companhia em comunicado.

A plataforma é a base para o uso da tecnologia AutoMine em vários tipos de equipamentos e pode ser aplicada a qualquer veículo. O AutoMine Concept possui um design completamente novo, sem cabine, e com componentes integrados para alta confiabilidade e produtividade. Ele é otimizado para equipamentos de produção primárias sem comprometimento da operação. O sistema também é totalmente elétrico, movido a bateria, com foco na redução das emissões de carbono das operações.

O vice-presidente de Automação da Sandvik, Riku Pulli, afirma que o AutoMine Concept "é único porque foi projetado desde o início para uso autônomo". "É o primeiro equipamento de mineração subterrânea totalmente autônomo do mundo, pensado especificamente para automação", diz, frisando ainda que "a tecnologia eleva a facilidade de uso e a adaptabilidade a um novo nível, resultando em maior produtividade".


Fonte: Notícias de Mineração do Brasil

0 comentário
bottom of page