A Samarco abriu três bancos de currículos, neste mês de setembro, para o cadastro de profissionais interessados em trabalhar na mineradora nos próximos 12 meses. Um dos cadastros é exclusivo para profissionais da área operacional. O segundo é para pessoas com nível superior completo e o terceiro se trata de um registro de profissionais de nível técnico.
Banco de talentos – operacional
Cadastro para:
Laboratoristas,
Soldadores (as),
Eletricistas,
Mecânicos (as) industriais,
Operadores (as), entre outras.
Para se candidatar, é necessário ter alguns requisitos mínimos, como: ensino médio completo e experiência de atuação. Preferencialmente residente em uma das comunidades anfitriãs.
Banco de talentos – Superior
Cadastro para:
Analistas,
Engenheiros (as),
Coordenadores (as),
Supervisores (as).
Para se candidatar, é necessário ter alguns requisitos mínimos, como: formação superior completa e experiência de atuação. Para pessoas engenheiras, também é preciso ter registro no Conselho Regional de Engenharia (CREA). Preferencialmente residente em uma das comunidades anfitriãs.
Banco de talentos – técnico
Cadastro para:
Técnicos(as) de automação,
Técnicos(as) de controle de produção,
Técnicos(as) de instrumentação,
Técnicos(as) de manutenção mecânica/elétrica,
Técnicos(as) de mineração,
Técnicos(as) de laboratório,
Técnicos(as) de metalurgia, entre outras.
Para se candidatar, é necessário ter alguns requisitos mínimos, como: formação técnica completa, registro no Conselho Federal dos Técnicos (CFT), experiência de atuação. Preferencialmente residente em uma das comunidades anfitriãs.
Mineradora quer dobrar produção até 2025 e 3 mil empregos serão gerados
O Conselho de Administração da Samarco aprovou um investimento significativo de R$ 1,3 bilhão para impulsionar a capacidade de produção da empresa até o primeiro trimestre de 2025. Esse montante será direcionado para aprimorar a prontidão operacional e, principalmente, para otimizar a gestão adequada dos rejeitos, por meio da construção de uma nova planta de filtragem de rejeito arenoso e melhorias no concentrador, visando reduzir a geração de ultrafinos em cerca de quatro por cento. A Samarco planeja alcançar 60% de sua capacidade produtiva e continuará adotando a prática de empilhamento a seco de rejeitos, sem a utilização de barragens.
Com a meta de aumentar a produção, a Samarco prevê a criação de cerca de 3.000 postos de trabalho, sendo 575 deles para cargos técnicos e operacionais em suas unidades em Minas Gerais e no Espírito Santo, enquanto os demais serão destinados a projetos temporários, como a construção da nova planta de filtragem, melhorias no concentrador e preparação operacional. As contratações já estão em andamento, sendo que a maioria das vagas será oferecida no primeiro semestre de 2024. A Samarco dará prioridade à contratação de moradores das comunidades locais, bem como de mulheres e pessoas com deficiência. Além disso, a empresa fornecerá cursos para capacitar a mão de obra local de acordo com as demandas dos projetos.
Fonte: Mais Minas
Comments