top of page

Rio Tinto e Scania firmam acordo na Austrália

As empresas lançaram novos testes nos caminhões de mineração autônomos de 40 toneladas de carga útil da Scania.


A Scania e a Rio Tinto desenvolvem, em conjunto, caminhões de transporte autônomos mais ágeis em uma mina na região de Pilbara, na Austrália Ocidental, com o objetivo de conquistar benefícios ambientais e de produtividade. O acordo de colaboração de P&D firmado entre as partes é de longo prazo para o avanço contínuo da tecnologia autônoma, sob a qual a mina Channar, da Rio Tinto, se tornou o primeiro local parceiro ativo para a solução de mineração autônoma da Scania. A parceria também inclui opções para a futura transição para veículos elétricos.


A Rio Tinto e a Scania lançaram novos testes nos caminhões de mineração autônomos de 40 toneladas de carga útil da Scania em abril de 2022 e rapidamente alcançaram um marco importante de operação remota em um ambiente simulado de ciclo de carga e transporte. “A Rio Tinto está entusiasmada com a parceria com a Scania para desenvolver uma solução de mineração que criará opcionalidade em nosso diversificado portfólio. Colaboração e parceria são fundamentais para reimaginar a mineração no futuro”, disse o Diretor Técnico do Grupo Rio Tinto, Santi Pal.


Segundo o diretor da Rio Tinto, o plano de ação climática da companhia engloba eliminação gradual da compra de novos caminhões de transporte a diesel até 2030, e a parceria com líderes do setor, como a Scania, em vários campos. A Rio Tinto acredita que a parceria com a Scania possa gerar potenciais benefícios de descarbonização. Já o vice-presidente e chefe de soluções autônomas da Scania, Peter Hafmar, disse: “Com sua dedicação em alcançar operações mais limpas e com maior eficiência energética, a Rio Tinto é o parceiro ideal e o primeiro cliente da Scania, pois buscamos colocar a mineração no caminho para emissões líquidas zero. Este é um passo importante em direção aos objetivos de uma solução de mineração autônoma sustentável e se baseia em nossa já frutífera colaboração de longo prazo”.


Os caminhões da Scania têm vantagens potenciais em relação aos caminhões de transporte pesado tradicionais, tanto em termos de emissões quanto de produtividade. Ao utilizar os caminhões de mineração autônomos da Scania, os requisitos de energia, a pegada de mineração e os requisitos de infraestrutura podem ser reduzidos, o que significa que as despesas operacionais e de capital também podem ser reduzidas em locais adequados.


Fonte: Brasil Mineral, assine e tenha acesso a um vasto conteúdo de notícias do setor mineral

0 comentário
bottom of page