top of page

Projeto Araguaia Níquel ultrapassa a marca de 2800 postos de trabalho

Horizonte Minerals ultrapassou a meta inicial de 2.500 contratações. Atualmente, o projeto está com 52% das obras concluídas.

O Projeto Araguaia Níquel, conduzido pela Horizonte Minerals, em Conceição do Araguaia (PA), superou o pico de contratações previsto e hoje já conta com 2.860 postos de trabalho, entre diretos e indiretos. Havia uma previsão de alcançar 2.500, mas o número foi batido em março deste ano.


Segundo a empresa, cerca de 40% são profissionais do Pará e 26%, de Conceição do Araguaia, marcas que contribuem para movimentar a economia e gerar empregos formais na cidade. O projeto deve produzir cerca de 29 mil toneladas de níquel ao ano para abastecer e incrementar a indústria global do aço inoxidável.


O empreendimento atingiu a marca de 52% das obras concluídas com início de etapas importantes, como o transporte para a montagem do forno rotativo e do secador, equipamentos essenciais para a produção do metal de alto teor, escalonável e baixa emissão de carbono, que será feito no Estado.


Dia do Meio Ambiente é tema de programação


A Horizonte Minerals antecipa os debates sobre o Dia do Meio Ambiente nas atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA), realizadas em Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará. No dia 20 de maio, haverá teatro, oficinas e distribuição de material informativo para os moradores da comunidade, abordando a temática relacionada à data.


“Para as empresas do setor de mineração, o Dia do Meio Ambiente é importante para refletir sobre as nossas práticas, como estamos inseridos nesse contexto e de que forma podemos evoluir ainda mais nesse quesito. O contato com a comunidade e o reforço dessa mensagem de respeito ao meio ambiente é uma dessas ações importantes, que impactam de forma positiva o futuro da sociedade”, comenta a diretora de ESG da Horizonte Minerals, Flávia Veronese.


Ainda na programação do PEA, há ações voltadas para os colaboradores, entre empregados diretos e de empresas terceirizadas. Neste, o material informativo e os diálogos diários de segurança focam na “Prevenção de doenças transmissíveis por vetores” como, por exemplo, a dengue, malária, chagas, entre outras enfermidades causadas por mosquitos, carrapatos, barbeiros e outros insetos comuns em regiões rurais.


As atividades do PEA no primeiro semestre encerram em junho, com uma gincana ambiental que vai abordar o tema de resíduos sólidos, além de um evento de ação social com oferta de serviços à comunidade.


“Estamos caminhando para encerrar as atividades do PEA, em junho, com uma participação interessante dos moradores nas atividades do programa, cada vez mais engajados em contribuir para o debate sobre a preservação ambiental”, comenta o gerente de Relacionamento com Comunidades da Horizonte Minerals, Nildo Frasão.


Totalmente gratuitas, as atividades do Programa de Educação Ambiental englobam ações educativas e interativas com metodologia adequada para os públicos-alvo: mulheres e crianças do Acampamento Serra Dourada e colaboradores.


O PEA é executado pela UPbio Consultoria Ambiental, formado por uma equipe multidisciplinar de gestores ambientais, pedagogos e tecnólogos em Meio Ambiente. As ações são realizadas mensalmente, iniciaram em janeiro e devem ocorrer até junho.


Fonte: Revista Mineração

0 comentário
bottom of page