Produção de minério e ferro e cobre atinge maior nível desde 2018
- jurimarcosta
- há 1 dia
- 2 min de leitura
A produção de minério de ferro e cobre atingiu seu nível mais alto desde 2018, com 336 milhões de toneladas Mt e 382 mil toneladas, respectivamente.

A Vale informa que apresentou fortes resultados operacionais em 2025 em todos os segmentos de negócios, superando os guidances de produção estabelecidos no início do ano. A produção de minério de ferro e cobre atingiu seu nível mais alto desde 2018, com 336 milhões de toneladas Mt e 382 mil toneladas, respectivamente, e a produção de níquel foi a mais alta desde 2022, com 177 mil t, suportadas pelo ramp-up dos projetos chave e a contínua estabilidade operacional
No último trimestre do ano, a produção de minério de ferro totalizou 90,4 milhões t, 6% (5,1 Mt) maior ano a ano, devido ao sólido desempenho de Brucutu e pelo contínuo ramp-up dos projetos Capanema e Vargem Grande 1. A produção de pelotas totalizou 8,3 milhões t no quarto trimestre, 9% (0,8 Mt) menor ano a ano, refletindo as condições de mercado. As vendas de minério de ferro atingiram 84,9 milhões t no trimestre, 5% maiores (3,7 Mt) ano/ano, em linha com o maior volume de produção.
A produção de cobre, por sua vez, totalizou 108,1 mil t no quarto trimestre, 6% (6,3mil t) maior ano/ano, o maior volume trimestral desde 2018. Esse aumento reflete a produção recorde histórica em Salobo e a performance operacional consistente em Sossego e nos ativos polimetálicos do Canadá.
A produção de níquel totalizou 46,2 mil t no quarto trimestre, 2% (0,7 mil t) maior ano/ano, impulsionada pelo comissionamento bem-sucedido do 2º forno de Onça Puma e pelo ramp-up das minas subterrâneas de Voisey’s Bay.
Suspensão de operações em Fábrica e Viga
A Vale S.A. recebeu ofício da Prefeitura Municipal de Congonhas, por meio do qual foram determinadas a suspensão de alvarás de funcionamento das atividades da mineradora atreladas às referidas permissões nas unidades de Fábrica e Viga, bem como a adoção de medidas emergenciais de controle, monitoramento e mitigação ambiental pela companhia.
A Vale tem reiterado o compromisso da empresa com a segurança das pessoas e de suas operações e esclarece que as suas barragens na região seguem com condições de estabilidade e segurança inalteradas, com monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. A companhia suspendeu operações nas unidades mencionadas e irá se manifestar tempestivamente sobre as ações demandadas, além de colaborar integralmente com as autoridades competentes e prestando todos os esclarecimentos necessários. A Vale reforça que seus guidances seguem inalterados, conforme divulgados no Formulário de Referência da Companhia.
Fonte: Brasil Mineral

Comentários