top of page

Participação feminina na Nexa, em Aripuanã (MT), está acima da média nacional

A mineradora é uma das signatárias da Win Brasil, com o compromisso de aumentar significativamente a participação feminina em suas operações.


A chegada da mineração trouxe novas possibilidades de carreiras para as mulheres em Aripuanã, no Mato Grosso. Através do Programa de Qualificação Profissional da Nexa Resources, moradoras do município se qualificaram e hoje atuam na operação da empresa. Elas representam aproximadamente 30% da mão de obra do empreendimento, a média nacional é de 17%, segundo estudo da Woman In Mining Brasil (Win Brasil), publicado em 2022.


Uma dessas mulheres é Tainara dos Santos (foto), operadora de máquinas, moradora há 27 anos de Aripuanã, afirma que a operação da Nexa é um ambiente diverso, com grande participação feminina. “Hoje não temos diferenciação entre a equipe, é um ambiente bem inclusivo. Eu, sempre incentivo outras mulheres que desejam trabalhar na mineração, passando a confiança, que apesar das dificuldades iniciais, é um espaço que está se adaptando para acolher todo mundo”, ressalta.


Outra colaboradora é Taiane Mascarenhas que está há 2 anos na operação da Nexa no município. A colaboradora trabalhava em um hotel da cidade e incentivada por hóspedes da empresa, fez o curso de Mecânica e Manutenção, oferecido gratuitamente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), e hoje atua como mantenedora mecânica na operação da mina.


“Trabalho por turno e na minha equipe temos seis homens e somente eu de mulher. No início, não era habitual ver uma mulher trabalhando na área deles, então tivemos um período de adaptação. Hoje somos uma equipe muito unida e comprometida em entregar os resultados. Existe uma troca nessa diversidade, um complemento de habilidades”, comenta Taiane Mascarenhas.


De acordo com o levantamento de 2022 da Win Brasil, que mapeia e analisa a participação feminina na mineração, a média de participação das mulheres nas operações minerais no Brasil é de 17%, no mundo elas representam 22% da mão de obra do setor.


Esta realidade está mudando com a implementação de programas de inclusão e diversidade por empresas minerais, como a Nexa, uma das signatárias da Win Brasil, e comprometida no aumento significativo da participação feminina em suas operações, a exemplo da unidade de Aripuanã, que está acima da média do setor.


Para Nayara Oliveira Abreu, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Nexa Aripuanã, a pluralidade é um dos compromissos da empresa. “O aumento consistente da participação feminina em Aripuanã é um dos nossos objetivos e parte do nosso compromisso em ser uma empresa cada vez mais plural, com diversidade e inclusão, para promover um ambiente de oportunidade, reconhecimento e acolhimento para todos”, comenta.


Fonte: Revista Mineração







0 comentário
bottom of page