top of page

Ouro pode ser escolha segura para 2024





O ouro começa o novo ano com um início forte. Negociado a US$ 2,078.20 por onça na Comex, divisão para metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o metal acumulou ganhos de 13% ao longo de 2023. Essa trajetória de alta é influenciado pelo atual cenário geopolítico, mas pode representar uma previsão para 2024.

Causas para a corrida do ouro

Um dos investimentos procurados por aqueles que querem diversificar seus investimentos, o ouro ganha o mercado em períodos de inflação e desvalorização do dólar, cenários extremamente atuais.

A principal causa para o otimismo com relação à commodity é a expectativa de cortes de juros do Federal Reserve (Fed) e um dólar mais fraco em 2024, o que faz com que ativos que não são remunerados por juros, como o ouro, ganhem força.

Outro fator que entra na equação é a utilização do ouro pelos bancos. Em um período no qual a maioria dos países enfrenta dívidas altíssimas, um ativo que não tem contraparte oferece segurança para os bancos centrais, que diversificam suas reservas.

Por último, o cenário geopolítico instável também gerou reflexos no metal. Enquanto guerras globais continuam acontecendo e nações sofrem com altas taxas de inflação, ativos seguros são as melhores opções.


Previsões para 2024


O papel do ouro em 2024 depende de alguns fatores, em especial o dólar. A valorização da moeda americana e os rendimentos dos Treasuries podem fazer com que o metal seja preterido. Além disso, a evolução do quadro econômico americano e as atuações do Fed são questões ainda não resolvidas que também irão gerar impactos na commodity.

Para a Reuters, Ricardo Evangelista, analista sênior na ActivTrades, afirmou: “Se a inflação e a atividade econômica americanas continuarem a desacelerar, esse cenário seria muito favorável para o ouro e nós poderíamos ver fortes ganhos em 2024 com os rendimentos do Tesouro caindo ainda mais e o dólar também abrandando”.


Fonte : Minera Mt

0 comentário

Comments


bottom of page