top of page

MME lança novo guia para investimento estrangeiro em minerais críticos

  • jurimarcosta
  • 18 de mar.
  • 2 min de leitura

O SGB realiza estudos e pesquisas sobre minerais críticos essenciais para a transição energética global

ree

Cobre extraído do projeto Pantera (PA). Foto: Arquivo | Avanco.




Em mais um passo para consolidar o Brasil como um dos principais destinos globais para investimentos no setor mineral, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou a segunda edição do Guia para o Investidor Estrangeiro em minerais críticos.


Com informações detalhadas sobre os processos de obtenção de direitos minerários, licenciamento ambiental e os novos instrumentos públicos de financiamento lançados em 2024, a publicação está disponível em inglês e português e auxilia a atração de capital estrangeiro com maior segurança jurídica aos investidores.


Com essas atualizações, o governo busca oferecer maior previsibilidade e transparência para o desenvolvimento sustentável do setor.


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destaca que o Brasil é um país rico em minerais essenciais para a transição energética global e que o guia é uma ponte para atração de investimentos e parcerias, ampliando a capacidade de aproveitar essa janela de oportunidades.


“Temos investido bastante no desenvolvimento de mão de obra qualificada para alavancar ainda mais o setor mineral brasileiro. Queremos uma mineração cada vez mais segura e responsável, com metas claras e transparentes”, reforça.


Com a crescente demanda global por minerais críticos, como lítio, níquel, cobre, grafite, terras raras e cobalto, essenciais para a transição energética global, o guia se torna fundamental para direcionar investimentos estrangeiros ao Brasil, país que possui vastas reservas desses minerais.


Diante da transição global para uma economia de baixo carbono e da crescente demanda por energias renováveis, é cada vez mais necessário garantir a estabilidade das cadeias produtivas de tecnologias essenciais, como baterias para veículos elétricos e equipamentos para geração solar e eólica, dentre de outros.


O guia completo está disponível neste link.


SGB é destaque na segunda edição do guia

A produção dos minerais críticos pode ser significativamente expandida por meio do aprofundamento do conhecimento geológico e de recursos minerais conduzidos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), da regularização e fiscalização realizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e da outorga de novas concessões de lavras pelo MME.


Portanto, a segunda edição do Guia para o Investidor Estrangeiro em Minerais Críticos reforça o SGB como referência na geração do conhecimento geológico.


O SGB realiza estudos e pesquisas sobre minerais críticos como lítio, níquel, cobre, grafita, terras raras e cobalto, essenciais para a transição energética global, uma vez que são usados em tecnologias como baterias de veículos elétricos e equipamentos de geração solar e eólica.


O diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, ressalta o papel essencial da entidade nos processos de obtenção de direitos minerários, licenciamento ambiental e novos instrumentos de financiamento, garantindo previsibilidade e transparência por meio de estudos aprofundados e pesquisas sobre os minerais estratégicos.


“Nosso compromisso é ampliar a base de dados geológicos do Brasil, transformar em conhecimento e disponibilizar de forma pública as informações geológicas que possibilitem atração de investimentos mais assertivos na exploração mineral, garantindo maior segurança jurídica e previsibilidade ao setor”.



Fonte: Revista Mineração




 
 
 

Comments


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page