top of page

Minério de Ferro: Santa Fé construirá planta de pellet feed na Bahia

Os recursos provados, indicados e inferidos em três áreas da Santa Fé aprovados pela ANM correspondem a 399 milhões de toneladas de minério de ferro.


A Santa Fé Mineração avançou na consolidação dos principais fundamentos para a implantação da primeira etapa de produção de uma planta de pellet feed de alto teor com 65% de ferro no sudoeste da Bahia. A primeira planta terá capacidade de produção de 1 milhão de toneladas anuais. Outras plantas inseridas no plano de expansão terão a mesma capacidade. Em médio prazo, a capacidade de produção da Santa Fé poderá atingir 10 milhões de toneladas por ano, com possibilidades para ampliar essa capacidade de produção em unidades de 1 milhão de toneladas anuais, tendo em vista a comprovação de 1 bilhão de toneladas de recursos minerais nas diversas áreas da Santa Fé.


Os recursos provados, indicados e inferidos em três áreas da Santa Fé aprovados pela ANM correspondem a 399 milhões de toneladas de minério de ferro, volume suficiente para muitos anos de produção de um pellet feed de alto teor. A primeira planta de 1 milhão t/ano será instalada em uma área da Santa Fé adjacente à ferrovia FIOL e receberá o minério para processamento proveniente de duas jazidas muito próximas da planta de processamento a menos de 600 metros de distância.


A decisão de avançar para a implantação da primeira etapa de produção deveu-se aos excelentes resultados dos testes em escala piloto realizados pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) durante 2021 e 2022, com a utilização de processo de separação magnética a seco e a úmido com pouca água, que resulta em um pellet feed de alto teor de 65% Fe e com baixo consumo de energia e sem necessidade de barragens de rejeitos.


Fonte: Brasil Mineral, assine e tenha acesso a vasto conteúdo de notícias do setor mineral

0 comentário
bottom of page