top of page

Mineração do futuro será baseada em IA e análise preditiva, diz AVEVA

  • jurimarcosta
  • 9 de set.
  • 2 min de leitura

As minas do futuro serão digitais, automatizadas e centralizadas, apoiando um setor mais produtivo, seguro e sustentável.

ree


Por Ricardo Lima


A transformação digital já está redefinindo a mineração. Historicamente dependente de planilhas e relatórios manuais, a indústria agora se apoia em sistemas integrados que permitem consolidar dados, padronizar indicadores e gerar análises em tempo real para decisões mais rápidas e assertivas.


Na avaliação da AVEVA, líder global em software industrial, a digitalização é uma necessidade diante da crescente demanda por minerais críticos, pressões regulatórias e escassez de talentos.


Da planilha à análise preditiva


O uso do AVEVA PI System integrado ao Microsoft Power BI tem permitido transformar relatórios retrospectivos em ferramentas de melhoria contínua. Supervisores agora acessam, de qualquer lugar, informações sobre ativos e produção em tempo real, por meio de painéis digitais com indicadores claros.


Conforme Glenn Kerkhoff, diretor global do segmento de Mineração, Metalúrgico e Mineral da AVEVA, os ganhos vão além da eficiência operacional.


“Dados de tempo real, análise avançada, otimização de produção, manutenção preditiva, gerenciamento de energia e automação tornaram-se aliados-chave para aumentar a produtividade, reduzir riscos e atrair a próxima geração de engenheiros e operadores”

Pessoas e tecnologia no centro da mudança

A digitalização, segundo a AVEVA, exige engajamento desde a gerência até os operadores. Treinamentos, ajustes personalizados e a aplicação em problemas reais reduzem a resistência e aceleram a adoção.


Kerkhoff explica que o processo combina talentos tradicionais com novas competências digitais. “As empresas de mineração estão adotando uma abordagem híbrida, melhorando as habilidades de trabalhadores experientes que conhecem os processos e equipes, enquanto contratam novos talentos com conhecimento em ciência de dados e inteligência artificial”, destaca. “Os funcionários atuais podem fornecer um contexto e experiência operacionais importantes, enquanto novos talentos agregam conhecimento técnico e pensamento inovador.”


Plataformas digitais integradas


O diretor lembra que as soluções da Microsoft têm papel relevante nessa transição. “O Azure fornece a infraestrutura de nuvem necessária para adicionar grandes volumes de dados operacionais, enquanto o Power BI converte esses dados em informações úteis para a sala de controle e para a sala de decisões”, explica.


Integradas às plataformas industriais da AVEVA, essas ferramentas permitem acompanhar continuamente a condição dos ativos, o consumo de energia e o desempenho das plantas em diferentes localidades. “As minas do futuro serão digitais, automatizadas e centralizadas. A chave é aproveitar os dados para tomar decisões mais rápidas, inteligentes e responsáveis”, conclui Kerkhoff.



Fonte: Minera Brasil



 
 
 

Comentários


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page