top of page

Mineradoras viram faturamento crescer na pandemia


Pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM) aponta que, apesar da pandemia de Covid-19, a maioria das mineradoras viu seu faturamento crescer graças ao boom nos preços das commodities e ao câmbio favorável. De acordo com o estudo, 95% delas devem aumentar ou pelo menos manter investimentos em exploração mineral em 2021.

No último ano, a maior parte resolveu salvar as economias e só 35,3% das entrevistadas investiram em ampliação de capacidade ou novas minas.

A pesquisa revelou que quase metade das mineradoras (47%) teve de parar suas operações em algum momento nos últimos 12 meses, por conta da pandemia, embora a mineração seja classificada como atividade essencial pelo governo. Segundo o levantamento, 75% das 30 empresas entrevistadas foram afetadas pela crise sanitária.

De acordo com a ABPM, apenas 18% das mineradoras tiveram de demitir. A avaliação é que a volta à normalidade das atividades econômicas só ocorrerá com vacinação em massa. Também defendem que as empresas comprem e apliquem vacinas em seu efetivo e familiares.

A pesquisa não traz dados sobre o percentual de infectados pela Covid-19 nas operações das mineradoras. Na semana passada, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) aceitou a denúncia de entidades sindicais ligadas à mineração sobre a continuidade da operação das minas no Brasil, mesmo com o avanço das contaminações por covid-19 no País. O Estado brasileiro foi notificado na quarta-feira (21) e terá 90 dias para se manifestar.



As informações são do Broadcast/Estadão.


0 comentário
bottom of page