top of page

Mineradoras de ouro se preparam para outro ano de ganhos


Com a chegada do coronavírus, o preço do ouro atingiu recorde em 2020 com a maior demanda por ativos seguros em um cenário de taxas de juros “mais baixas por mais tempo”, trilhões de dólares em estímulo e dólar mais fraco tudo isso deve fazer com que os ganhos de mineradoras de ouro devem continuar no próximo ano, especialmente para empresas que conseguirem limitar gastos e aumentar o retorno para investidores.

A alta dos preços do ouro ajudou mineradoras a aumentar as margens e gerar níveis recordes de fluxo de caixa livre, permitindo que muitas distribuam lucro aos acionistas, disse Tanya Jakusconek, analista do Scotiabank.

“Com os balanços das mineradoras em ótimo estado, acreditamos que investidores se beneficiarão com dividendos muito mais altos nos próximos anos”, escreveu Jakusconek em relatório aos clientes. A Kinross Gold, por exemplo, oferece “valor particularmente atraente”, contanto que continue a demonstrar fluxo de caixa sustentável nos próximos trimestres.


Com a chegada do coronavírus, o preço do ouro atingiu recorde em 2020 com a maior demanda por ativos seguros em um cenário de taxas de juros “mais baixas por mais tempo”, trilhões de dólares em estímulo e dólar mais fraco.

Como nenhum desses fatores deve mudar em breve, Fahad Tariq, analista do Credit Suisse, espera que 2021 seja outro “ano excepcional para o ouro”, com expectativa de preço de US$ 2.100 a onça, em média.

O “principal diferencial” entre ações de mineração serão empresas com rígido controle de gastos, disse Tariq. Se as mineradoras continuarem a retornar capital aos acionistas e a gerar fluxo de caixa livre significativo, seus múltiplos de valuation devem aumentar, disse.

Os preços do ouro à vista caíram em relação à máxima de agosto, pois a distribuição de vacinas contra a Covid-19 reduziu a demanda por segurança, mas as cotações ainda acumulam alta de cerca de 24% no ano. Enquanto o índice de ações FTSE World está a caminho de fechar o ano com ganho de 13%, o índice NYSE Arca Gold Miners subiu 23%.

Entre as ações preferidas de Tariq, do Credit Suisse, estão Newmont, Barrick Gold, Agnico Eagle Mines, Yamana Gold e Endeavor Mining.

“A economia permanece frágil e a recuperação pós-pandemia será gradual, na melhor das hipóteses”, disse Tariq. “Acreditamos que qualquer recuo a curto prazo nos preços do ouro devido às aprovações e implementação da vacina contra a Covid-19 é um bom ponto de entrada.”


Fonte: Moneytimes.com.br

0 comentário
bottom of page