Mineradora Vale dá início à expansão da produção da areia sustentável

Após o início da fase de produção da areia sustentável na mina Viga, na região de Minas Gerais, a mineradora Vale agora passa para os testes da utilização do produto em substituição da areia natural, garantindo mais sustentabilidade ao setor.




A mineradora Vale está com seu plano de expansão de produção da areia sustentável a todo vapor na mina Viga, localizada na região de Congonhas, no estado de Minas Gerais. Essa é uma das alternativas da companhia para expandir as práticas ESG no ramo da mineração e da indústria e garante uma minimização dos impactos ambientais ao substituir a areia natural.


Início da produção da areia sustentável na mina Viga aconteceu no começo do segundo semestre pela mineradora Vale, que expande operações no momento

Visando dar mais visibilidade às práticas ESG no ramo da mineração e na aplicação no setor industrial, a mineradora Vale deu início à produção da sua areia sustentável na mina Viga já no começo do segundo semestre deste ano de 2022.

A capacidade de processamento da estrutura é de 200 mil toneladas do insumo por ano e a empresa agora volta seus investimentos para alcançar a marca de produção de 80 mil toneladas ainda em 2022, expandindo para 185 mil toneladas ao longo do ano de 2023.


Esse produto é obtido por meio do processamento e tratamento de resíduos do minério de ferro e é uma das grandes apostas da empresa para garantir mais sustentabilidade no ramo da mineração nacional, substituindo a utilização da areia natural, obtida nos leitos de mar e rios.


Assim, o gerente de operações da usina da mina Viga, Jean Menezes, comentou que “Devido às características geológicas da mina e à tecnologia de processamento mineral aplicada, desenvolvemos uma areia mais grossa, com baixa presença de partículas finas no material, e alto teor de pureza, tendo em sua composição entre 89% e 98% de sílica e menos de 7% de ferro”.


A mineradora Vale já avançou no projeto de areia sustentável e deu início à fase de testes da utilização da areia sustentável produzida na mina Viga com produtores de concreto e argamassa da região Sudeste. Com escoamento da areia sustentável entre os estados por ferrovia, aproveitando a logística existente no local. Esse processo de escoamento é realizado por meio de ferrovias e a areia sustentável consegue então levar a sustentabilidade da mineradora também para outros estados fora de Minas Gerais.


Mina Viga é a segunda estrutura da companhia a realizar a produção de areia sustentável e garante à mineradora um alto potencial de exploração do recurso

A mina Viga, localizada na região de Congonhas, no estado de Minas Gerais, é a segunda planta de produção da areia sustentável da mineradora Vale no Brasil, seguindo os mais altos padrões de qualidade e eficiência produtiva.


Além dela, também está em produção do recurso a mina Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, que processou 250 mil toneladas do material no ano passado, número expressivo para as operações da mineradora.

Para o ano de 2022, a Vale pretende alcançar a marca de 1 milhão de toneladas de areia sustentável produzidas na mina Brucutu e, seguindo a expansão em 2023, a empresa espera dobrar esse valor final.


Cada tonelada de areia produzida representa uma tonelada a menos de rejeito sendo disposta em pilhas ou barragens, contribuindo para a minimização dos impactos ambientais na mineração nacional.


A Vale segue agora investindo na expansão da capacidade produtiva de areia sustentável no estado de Minas Gerais e busca tornar a mineração brasileira cada vez mais comprometida com as práticas ESG e com a agenda ambiental global.



Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br


0 comentário