top of page

Mercado de baterias de lítio triplicará até 2030, diz Edison Group

Os avanços na química das baterias, juntamente com a rápida adoção de veículos elétricos, farão o mercado de baterias de íon-lítio triplicar na próxima década, de acordo com um novo relatório da empresa de investimentos Edison Group.


A companhia disse que uma possível mudança do grafite como material de ânodo padrão, destacando o nanofio de silício que está sendo desenvolvido pela startup britânica Nexeon, ou usando uma mistura de grafeno e silício, aumentaria a quantidade de eletricidade que poderia ser armazenada.


Alterar o material do cátodo de uma bateria também pode melhorar o desempenho. Segundo o Edison Group, enquanto as células de íons de lítio mais comuns usavam um cátodo de óxido de cobalto, células com cátodos NMC - normalmente um terço de níquel, um terço de manganês e um terço de cobalto - ofereciam melhor estabilidade e segurança térmica.


Mais adiante, as baterias de estado sólido, geralmente compostas de polímero cerâmico ou sólido, são mais leves e oferecem maior densidade de energia e melhor segurança. No entanto, segundo a Edison, a tecnologia permanece "substancialmente mais cara que as baterias convencionais de íon-lítio no momento".


A empresa apontou para uma visão especializada oferecida por Ferdinand Dudenhöffer, professor de economia automotiva da Universidade de Duisburg-Essen e ex-executivo da Opel e Porsche, que acreditava que a melhoria da química da bateria, em vez de maior eficiência na produção, oferecia o maior potencial para melhorar a economia do dispositivo.


Em termos de adoção de VE, a queda nas vendas na China no terceiro trimestre levou alguns observadores do mercado a concluir que a adoção será mais lenta do que o previsto.


Edison Group avalia, no entanto, que o ambiente geral de políticas da China "continua favorável", apesar da retirada de subsídios para veículos elétricos com alcance inferior a 250 milhas. A empresa de investimentos sugeriu que as montadoras chinesas BYD, BAIC e NIO eram "potencialmente mais interessantes" do que fabricantes europeus como a Vokswagen para quem quer ganhar exposição a veículos elétricos.


A queda nos custos de bateria seria um fator importante para impulsionar a demanda de VEs, disse Edison, que acredita que os veículos elétricos atingirão a paridade de preços com carros a gasolina ou diesel na maioria dos mercados até 2024.


"Mesmo assumindo de forma conservadora um declínio de 10% ao ano no custo (quase metade da taxa histórica), os veículos elétricos devem atingir a paridade de preços na maioria dos mercados até 2024, estimulando uma aceleração na demanda", afirmou.


"Prevemos um crescimento de dez vezes na capacidade anual até 2030 (um CAGR de 23%), impulsionado principalmente pelo transporte (90% da demanda em 2030)."


Como o prêmio de preço desapareceu, Edison disse que "fatores subjetivos" provavelmente desempenhariam um papel maior na determinação do ritmo de adoção do consumidor.

Além da ansiedade, que Edison vê desaparecendo à medida que a tecnologia das baterias melhora, o significado dos carros como símbolo de status não deve ser subestimado, afirmou a empresa.


"Em nossa opinião, o apelo de carros silenciosos e velozes, oferecendo a condução com a consciência limpa, tem o potencial de conduzir um ciclo de atualização de EV muito mais rápido do que o previsto, analisando apenas os preços relativos", salientou a companhia.

"A indústria automotiva oferece inúmeros exemplos de recursos que alcançam ampla adoção (por exemplo, tração nas quatro rodas, turbocompressores), difíceis de justificar em termos econômicos. A estética também é um fator importante de compra. A Tesla conseguiu posicionar seus VEs como objetos de consumo desejáveis, mas outras marcas tiveram menos sucesso", completou.


Embora a Agência Internacional de Energia preveja que as vendas de veículos elétricos representem entre 25-46% das vendas de carros novos até 2030, isso não assume grandes mudanças de política - um cenário que Edison sugeriu ser improvável.


"Em um mundo onde os governos tratam a mudança climática como uma questão urgente, uma resposta política concertada (subsídios, impostos, metas combinadas com a cobrança de investimentos em infraestrutura e incentivos para estacionar) pode acelerar substancialmente a adoção", afirmou a empresa de investimentos. As informações são do Mining Journal.

0 comentário
bottom of page