Lítio: Pilbara Minerals adquire Latin Resources, por US$ 370 milhões
- jurimarcosta
- 20 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Projeto de lítio Salinas, em Minas Gerais, tem potencial para se tornar uma das 10 principais operações de lítio em rocha dura globalmente
As empresas australianas Pilbara Minerals e a Latin Resources anunciam que celebraram um acordo através do qual a Pilbara Minerals adquire 100% das ações da Latin American Resources, que tem o projeto de lítio Salinas, em Minas Gerais, com potencial para se tornar uma das 10 principais operações de lítio em rocha dura globalmente (excluindo a África). De acordo com a Latin Resources, o acordo beneficia seus acionistas com um prêmio imediato e desbloqueio de valor do projeto Salinas, ao reduzir o risco de financiamento e através do aproveitamento da experiência comprovada da Pilbara Minerals no desenvolvimento e operação de projetos de lítio em rocha dura, ao mesmo tempo em que recebe exposição à produção de lítio da operação Tier 1 Pilgangoora, da Pilbara Minerals.
Para a Pilbara Minerals, Salinas adicionará imediatamente aproximadamente 20% aos seus recursos minerais. Além disso, contribuirá com até 30% da produção pró-forma em estado estacionário após Salinas atingir produção a uma base de custos que se espera que seja competitiva com Pilgangoora.
Os acionistas da Latin Resources receberão 0,07 novas ações da Pilbara Minerals para cada participação detida na companhia e passarão a ter aproximadamente 6,4% das ações da Pilbara Minerals após a implementação do Esquema.
Para os acionistas da Latin Resources, a troca de suas ações por ações da Pilbara Minerals também oferece uma série de diversificação e outros benefícios, incluindo melhor posicionamento de mercado, um maior free float com liquidez significativamente aumentada, maior acesso aos mercados de capitais e inclusão em índices ASX e globais relevantes.
Com base no preço de fechamento da Pilbara Minerals de A$ 2,85 por ação em 14 de agosto de 2024, a transação implica um valor de ~A$ 0,20 por ação da Latin Resources (Preço de Oferta Implícito) que representa um prêmio de 57% sobre o preço médio ponderado por volume (VWAP) de 10 dias da Latin Resources de A$ 0,127 por ação; e Prêmio de 32% ao VWAP de 30 dias da Latin Resources de A$ 0,151 por ação. O valor da transação é de aproximadamente US$ 370 milhões. O board da Latin Resources recomendou por unanimidade o acordo.
A Pilbara Minerals é a principal empresa de lítio listada na ASX, possuindo 100% das maiores empresas de lítio do mundo, com operação independente de lítio em rocha dura. Localizada na região de Pilbara, rica em recursos da Austrália Ocidental, a operação de Pilgangoora produz concentrados de espodumênio e tantalita. A escala e qualidade significativas da operação atraiu um consórcio de parceiros globais de alta qualidade, incluindo POSCO, Ganfeng Lítio, Lítio Geral, Yahua, Yibin Tianyi e Chengxin Lítio.
A Latin Resources é uma empresa listada na ASX e sediada em Perth, com foco principal no desenvolvimento de seu principal projeto de lítio Salinas, de propriedade 100%, localizado em Minas Gerais, considerado um estado amigável para a mineração, abrigando mais de 300 minas em operação, incluindo projetos de propriedade da BHP, Anglo American e Vale.
Uma Avaliação Econômica Preliminar (PEA) anunciada pela Latin Resources em 28 de setembro de 2023, delineou o potencial de Salinas a ser desenvolvido em duas etapas para entregar uma produção média anual combinada de concentrado de espodumênio (SC) de ~499 mil t com base em 5,2% de Li2O durante uma vida útil inicial da mina de 11 anos (com base na estimativa de recursos minerais de 45,2Mt @ 1,32% Li2O na data da PEA que foi posteriormente expandido.
Fonte: Brasil Mineral


Comentários