top of page

Laboratório para minerais críticos e petróleo no RJ terá investimentos de R$ 200 milhões

  • jurimarcosta
  • 23 de set.
  • 1 min de leitura

Objetivo é impulsionar pesquisas em diversas áreas das geociências, com foco em minerais críticos e petróleo

ree

Minério de cobre. Foto: Anglo American/ Divulgação



O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Petrobras iniciaram o processo licitatório para o Centro Científico e Cultural da Urca, no Rio de Janeiro (RJ), que terá investimentos de cerca de R$ 200 milhões.

O objetivo é impulsionar pesquisas em diversas áreas das geociências, com foco em minerais críticos e petróleo e disponibilizar um espaço para armazenar e preservar amostras de rochas e fluidos das bacias petrolíferas. O laboratório vai realizar ainda estudos sobre carvão e gás natural.

No projeto estão previstas três intervenções:

  • Revitalização do Museu de Ciências da Terra, que vai ganhar laboratórios de paleontologia, petrografia e mineralogia modernizados;

  • Centro de Referência em Geociências, com laboratórios de ponta para estudos minerais;

  • Litoteca do SGB, dedicada ao armazenamento e preservação de amostras de rochas e fluidos de projetos de pesquisa e desenvolvimento das bacias petrolíferas.

Os recursos são provenientes de uma cláusula da Lei do Petróleo, que estabelece a aplicação de 1% da receita bruta de campos com grande produção ou alta rentabilidade em pesquisa e desenvolvimento no Brasil.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é responsável por regulamentar e fiscalizar o uso desses aportes, que podem ser destinados a projetos executados pelo governo ou em parceria com empresas petrolíferas, companhias brasileiras ou instituições credenciadas.


Fonte: Revista Mineração & Sustentabilidade

 
 
 

Comentários


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page