top of page

Justiça confirma poder do Ibama para autuar mineradoras em áreas de conservação

  • jurimarcosta
  • 19 de ago.
  • 1 min de leitura

Decisão restabelece multa contra empresa flagrada em garimpo ilegal no Pará


ree


Por Ricardo Lima


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) reconheceu a competência do Ibama para fiscalizar e aplicar multas a mineradoras que atuem dentro de unidades de conservação. A decisão foi proferida após recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), que buscava reverter a anulação de uma autuação feita pelo órgão ambiental. Informações divulgadas pela Agência Brasil.


O caso envolve a Minewel Mineração, flagrada em 2023 explorando ouro de forma irregular na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, no Pará. A unidade de conservação, localizada entre Itaituba e Jacareacanga, possui cerca de 2 milhões de hectares e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Na ocasião, fiscais do Ibama constataram que a mineradora operava sem autorização do ICMBio e emitiram auto de infração. Posteriormente, a empresa conseguiu decisão judicial suspendendo a penalidade.


Com o recurso apresentado pela AGU, o TRF-1 restabeleceu a multa e afirmou que o Ibama tem atribuição para fiscalizar e autuar atividades minerárias em áreas de conservação federal. O tribunal também registrou que houve descumprimento de condicionantes ambientais previstas nas licenças da mineradora.


Fonte: Minera Brasil

 
 
 

Comentários


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page