top of page

Jacobina teve quatro tremores de terra em duas semanas


Os tremores de terra recorrentes em Jacobina, no Norte do Estado, estão assustando os moradores. Dos cinco abalos sísmicos registrados na Bahia, neste ano, quatro foram em Jacobina e um em Jaguarari. Na última terça-feira (17), moradores da Rua Santos Reis, no bairro da Grotinha, ficaram em pânico durante o episódio de tremor.

Eles relataram ouvir um forte barulho e suas casas tremerem. O abalo aconteceu por volta das 18h30 e atingiu 2.7 mR nas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande Norte (LabSis/UFRN). Um dia antes, na segunda-feira (16), as estações do LabSis/UFRN já tinham registrado um tremor de mesmo impacto. O abalo aconteceu por volta das 14h30 e atingiu 2.5 mR. Apesar da alta liberação de energia, não houve relatos da população ter sentido ou ouvido o tremor. Uma outra atividade sísmica aconteceu no último sábado (14).

O tremor teve magnitude de 1.7 mR. No dia 8 de janeiro mais um abalo de magnitude calculada em 1.5 mR também foi registrado em Jacobina. Em dezembro de 2022, Jacobina foi o município baiano com mais registros de tremores, totalizando 11 ocorrências. A cidade de Jaguarari registrou cinco tremores, além de Campo Formoso e Curaçá, que tiveram um tremor cada. Todos 18 terremotos que aconteceram no período foram em municípios da região norte do Estado. Em apenas um dia, em maio do ano passado, Jacobina contabilizou 16 tremores. Na ocasião, o de maior magnitude, registrado às 4h48, teve sua magnitude calculada em 2.3 mR. O mesmo aconteceu em 4 de março de 2022, quando o município registrou 17 eventos sísmicos. Desde fevereiro de 2021, quando foi instalado o sismógrafo na cidade, foram contabilizados mais de 100 tremores.


Fonte: A voz do Campo

0 comentário
bottom of page