O setor mineral brasileiro busca alternativas para alavancar projetos promissores que necessitam de capital para financiar a pesquisa mineral, fase que envolve a descoberta de jazidas e assim como para o desenvolvimento de novas minas, especialmente de minerais essenciais para a transição energética e a segurança alimentar.
E o mercado de capitais é visto como uma das principais ferramentas para financiar esses projetos de mineração, particularmente, para juniors companies e para as pequenas e médias empresas que buscam ampliar suas atividades e viabilizar os seus projetos.
Neste contexto, a Rede Invest Mining, composta por entidades empresariais, instituições públicas e agentes do mercado financeiro, realiza na próxima semana, dia 8 de outubro na sede da B3, em São Paulo, o Invest Mining Summit 2024, para apresentar oportunidades de investimento no setor, com destaque para o papel do mercado de capitais na atração de investimentos para a mineração.
Leonardo Resende, superintendente de Relacionamento com Empresas da B3, explica que é necessário que se crie, no Brasil, um ecossistema para listagem de empresas pré-operacionais de mineração na bolsa brasileira.
“Para se ter, de fato, empresas juniores de mineração sendo financiadas na B3 é necessário criar um ambiente que combine regulação com uma comunicação objetiva para investidores, que deixe claro em que momento está a pesquisa mineral e o risco associado ao investimento para que o investidor decida alocar seus recursos entendendo os desafios e a rentabilidade associada àquele projeto.”
Mineração no cenário da transição energética
A abertura do Invest Mining Summit 2024 contará com as presenças de autoridades de governo, diretores do BNDES e da própria B3, além de representações empresariais. A programação prevê uma palestra magna do ex-ministro da fazenda, Joaquim Levy, que vai abordar a importância econômica da mineração no cenário da transição energética.
Os painéis do evento trarão discussões aprofundadas sobre oportunidades no setor mineral, com a participação de especialistas como Ricardo Fonseca (Banco Genial), Luis Azevedo (ABPM). Marcos André Gonçalves (ADIMB), e Raul Jungmann (IBRAM). As sessões cobrirão desde o potencial mineral do Brasil até as estratégias para atração de investimentos e o papel do mercado de capitais no financiamento do setor.
Casos de sucesso de empresas de capitalizadas em bolsa
O Invest Mining Summit 2024 também proporcionará uma visão prática com a apresentação de casos de sucesso de empresas de capital aberto, como Sigma Lithium, Aura e a australiana BRE, além de empresas aptas para abertura de capital, oferecendo insights sobre as melhores práticas e oportunidades de crescimento.
“O evento é uma oportunidade única para se discutir novos mecanismos de financiamento, em um cenário de melhoria do ambiente de negócio para a mineração no Brasil com a possiblidade de se implantar aqui no país, um braço da bolsa voltado para venture capital. Esse mercado já existe no Canadá, Australia e outros países e pode ser agora viabilizado no Brasil”, afirma Miguel Nery, Coordenador da Rede Invest Mining.
O Invest Mining Summit 2024 conta com patrocínio master da B3, que será anfitriã do evento, e de patrocínios pleno da ABPM, ADIMB, Aura Minerals, Genial Investimentos, Grupo Geopar, IBRAM, Sigma Lithium e XP Investimentos.
Fonte: Minera Brasil
Comentarios