
Moradores de Ipatinga (MG) se assustaram com um estrondo seguido de um incêndio no alto-forno 1 da planta da Usiminas na cidade. Por volta de 21h, as redes sociais começaram a exibir fotos e vídeos mostrando muitas chamas. Os registros vinham de vários pontos da cidade, especialmente no bairro Bom Retiro, onde se localiza a Portaria 3 da empresa.
Entre vários relatos de moradores, a maioria contava que ouviu explosão e viu fogo e fumaça. Outros davam conta de que ambulâncias haviam entrado em alta velocidade pela Portaria 3. Fotos atribuídas a funcionários da Usiminas mostravam uma viatura dos bombeiros controlando o fogo na área interna da siderúrgica.
As especulações em torno do acidente foram feitas até por volta de meia-noite, quando a Usiminas divulgou nota oficial negando ter havido uma explosão no equipamento.
Segundo a empresa, o alto-forno estava em operação e, "após passar por manutenção, ocorreu uma anormalidade no processo causando emissão de ruído e chama no topo, percebidos na área externa da usina". Ainda de acordo com a nota, o evento foi rapidamente controlado pela equipe técnica, sem consequências para as pessoas.
O alto-forno 1 esteve paralisado entre 4 de abril e 26 de agosto, quando foi religado em solenidade que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do governador Romeu Zema. O desligamento aconteceu por causa de procedimentos da Usiminas para adequar sua produção à realidade do mercado do aço, que caiu no período agudo da pandemia do novo coronavírus. As informações são do Estado de Minas.
Comments