top of page

IBRAM recebe diretoria da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMIN)


Reunião com representantes do IBRAM e da FPMIN - crédito: divulgação


O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou, na manhã desta quinta-feira, 16/03, um encontro com a diretoria da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMIN) para debater o presente e futuro do setor, além do papel do legislativo no desenvolvimento da atividade mineral. Representaram o Instituto o diretor de Coordenação, Fernando Azevedo e Silva, o diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin, e a coordenadora de Relações Institucionais, Elena Renovato.


Participaram do encontro os deputados federais Zé Silva (Solidariedade-MG) e também presidente da FPMIN, Joaquim Passarinho (PL-PA), Greyce Elias (Avante-MG), Cleber Verde (Republicanos-MA), Pedro Aihara (Patriota-MG), José Rocha (União/BA), o senador Zequinha Marinho (PL-PA), além dos representantes dos deputados federais, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e deputado federal, Marco Bertaiolli (PSD-SP).


Na reunião, Rinaldo Mancin ressaltou o potencial transformador e o progresso socioeconômico que a indústria mineral proporciona a sociedade. "A mineração vai onde ninguém vai. Ela assume compromissos empresariais com comunidades locais, principalmente na linha de formação, capacitação de mão de obra, absorção da população local nos seus projetos, além de induzir a movimentação de negócios em muitas cadeias produtivas e gerar superávits à balança comercial brasileira", analisou.


Para ele, a criação de uma frente parlamentar sobre a mineração é fundamental para promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o estado referente ao setor mineral. “O Instituto estará sempre à disposição para compartilhar informações técnicas que possam contribuir para uma mineração cada vez mais consciente do seu papel setorial, social e sustentável”, afirmou.


O presidente da FPMIN, Zé Silva, também ressaltou a importância da mineração para a economia brasileira, com geração de empregos, renda e tributos. “Diversos setores encontram apoio via frentes parlamentares e a mineração, pela sua pujança, merecia esse movimento. É de interesse nacional um debate para promover uma atividade ainda mais sustentável e responsável para o Brasil”, afirmou.


Sobre a da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMIN)

A FPMIN foi criada para debater e construir novas políticas para viabilizar a transformação das atividades do setor. Entre os principais eixos de trabalho desta Frente Parlamentar são: combate urgente ao garimpo ilegal; mineração como força motriz para a transição energética; consolidação da mineração como base para a sustentabilidade do agronegócio; mapeamento do território brasileiro a fim de conhecer seu real potencial mineral; fortalecimento da indústria brasileira; e incentivo à diversidade e inclusão na mineração.


Fonte: Ibram.org.br

0 comentário

Kommentarer


bottom of page