top of page

Horizonte Minerals anuncia estudo de viabilidade para dobrar a produção do Projeto Araguaia

Linha 2 visa atingir 29.000 t de níquel por ano e planta de processo ficará dentro da área industrial atual


A Horizonte Minerals Plc, empresa de níquel que desenvolve dois ativos Tier 1 no Brasil, informa que firmou contratos para o Estudo de Viabilidade da Linha 2 para seu Projeto Araguaia Níquel. A segunda linha no Araguaia deverá aumentar a produção em 100%, para 29.000 toneladas de níquel por ano, por meio da construção de uma unidade de processamento RKEF duplicada (Linha 2).


O objetivo do Estudo de Viabilidade é produzir um Relatório de Viabilidade NI 43-101 fundamentado por uma estimativa de custos de qualidade AACEI Classe 3, e um plano de execução do projeto. A empresa está visando a publicação dos resultados do estudo no segundo semestre de 2023. As principais empresas contratadas para este trabalho são: Snowden - geologia, design e planejamento de mina e relatório NI 43-101; Environment Resources Management (ERM) - planejamento geral de licenciamento ambiental; Reta Engenharia - estimativa de custos, programação de execução e serviços de planejamento; Draft Solutions – engenharia (lead engineer), projeto de engenharia básica e documentação; e Afry Poyry - apoio à engenharia de processos.


Estes grupos são todos contribuintes-chave para os trabalhos de engenharia, custo e construção atualmente em andamento na Linha 1 do Araguaia e possuem um amplo conhecimento e compreensão do projeto.


A empresa espera-se que o Estudo de Viabilidade da Linha 2 demonstre uma vida útil da mina de mais de 25 anos com uma capacidade de produção de aproximadamente 29.000 toneladas de níquel por ano no Araguaia. A Linha 2 proporcionará maior flexibilidade de produção, menor intensidade de capital e maiores margens operacionais. Como parte do Estudo de Viabilidade, uma opção será projetada no fluxo de produção para permitir que uma parte do produto do forno da Linha 2 seja convertida em níquel matte, permitindo ao Araguaia não só produzir ferroníquel de alto teor e baixa impureza, mas também níquel matte, que pode ser aprimorado para alimentar diretamente a cadeia de fornecimento de produtos químicos para baterias de veículos elétricos.


A planta do Araguaia foi projetada e otimizada para permitir a construção da Linha 2 com a principal infraestrutura fixa dimensionada para suportar as duas linhas, reduzindo o custo total de desenvolvimento da Linha 2.


“A atribuição do Estudo de Viabilidade da Linha 2 é um passo importante para atingir nosso objetivo de tornar o Araguaia uma operação de níquel escalável e de baixo custo. A Linha 1 e a Linha 2 juntas foram projetadas para produzir 29.000 toneladas de níquel por ano com o recurso total de 119 milhões de toneladas capazes de apoiar este cenário com o potencial de aumentar a vida útil da mina no futuro. Também estamos entusiasmados com o potencial de ter a opção de produzir níquel matte, nos dando a capacidade de participar em diferentes partes do mercado de níquel. Estamos progredindo de forma sólida na construção da Linha 1 do Araguaia, que permanece dentro do orçamento e do cronograma para produzir o primeiro níquel no primeiro trimestre de 2024, enquanto simultaneamente nos preparamos para nossa próxima fase de crescimento com o Estudo de Viabilidade do Vermelho, que deverá ser finalizado em 2024”, comentou Jeremy Martin, CEO da Horizonte.



Fonte: Conexão Mineral

0 comentário
bottom of page