top of page

Hochschild Mining completa um ano em Mara Rosa

O primeiro ano de atuação contemplou avanços importantes em linha com os planos da mineradora


A Hochschild Mining comemora um ano de trabalho no Brasil e da implantação do Projeto de exploração de ouro Mara Rosa no estado de Goiás. O primeiro ano de atuação contemplou avanços importantes em linha com os planos da mineradora, como a evolução da construção dentro do cronograma previsto, o alcance das metas de segurança e a inauguração de seu projeto de educação ambiental e patrimonial. No dia 7 de maio, a empresa levou cerca de 70 convidados, entre lideranças da Hochschild Brasil e dos Poderes Executivos e Legislativos de Mara Rosa e de outras cidades da região ao site do Projeto Mara Rosa, além de líderes comunitários, que tiveram a oportunidade de ver de perto o avanço da construção.


Os convidados conheceram três mirantes de onde puderam visualizar as etapas da futura operação (Mina e Planta de Beneficiamento), além do Reservatório Pequi, onde será armazenada a água para ser utilizada no processo industrial. Na sequência, os convidados foram para o canteiro principal, onde ouviram algumas falas institucionais. “A Hochschild vem mostrando, durante todo este período percorrido pela implantação, que a mineração responsável é sinônimo de legado para a comunidade da qual faz parte, especialmente nas esferas social, cultural e de meio ambiente. As conquistas do nosso primeiro ano de trabalho no Brasil são um orgulho para todo o time e demonstram a essência da Hochschild, uma empresa que carrega toda a experiência de uma marca centenária, mas que segue sempre olhando para o futuro, inovando, definindo metas claras e trabalhando forte para alcançá-las”, disse o Country Manager Brasil da Hochschild Mining, Edson Del Moro.


O Prefeito de Mara Rosa, Flávio Moura, disse que o destaque do projeto é o cuidado com a comunidade do município de Mara Rosa. “É uma empresa que está trazendo desenvolvimento para o nosso município e sempre de forma muito atenta à população. O povo de Mara Rosa está feliz com a realização dessa construção, que foi tão aguardada e, certamente, contribuirá para dar melhores condições de vida às pessoas”, comentou.


Já o Prefeito de Amaralina, Dásio Marques Ferreira, ressaltou o fato de que o impacto positivo do Projeto Mara Rosa se estenderá por toda a região. “Não tenho dúvidas de que a Hochschild será a indutora do desenvolvimento da região, como um marco para que cada vez mais empresas se instalem no norte goiano”, enquanto o Presidente da Câmara de Vereadores de Mara Rosa, Antônio José Costa Filho, citou o cuidado com a segurança que marcou a realização do evento. “O que vimos aqui hoje mostra o comprometimento da empresa com a segurança e com o meio ambiente, o que nos dá muita confiança no empreendimento”, disse.


Após um ano, a implantação do Projeto Mara Rosa segue conforme o cronograma planejado para as obras. Segundo Edson Del Moro, os planos da Hochschild preveem o ramp-up (início da operação) para o primeiro semestre de 2024. Para que isso seja possível, a empresa conta com uma equipe formada por quase 1.600 profissionais envolvidos na construção, entre diretos e indiretos. Mais de 900 empresas já contribuíram, até o momento, com o projeto, sendo quase 200 dos municípios de Mara Rosa, Amaralina e região, o que evidencia o impacto positivo na economia local.


Del Moro diz ainda que a Hochschild tem como meta entregar o projeto de forma eficiente, dentro do prazo, assegurando os mais rigorosos indicadores de meio ambiente e saúde para os empregados. A mineradora já completou dois milhões de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento. Outro ponto fundamental do projeto é o fato de que a operação ocorrerá sem a necessidade de uma barragem de rejeitos. Com a implantação do sistema dry stacking, que prevê o empilhamento de rejeitos a seco, além de garantir maior segurança a seus empregados e à comunidade, a Hochschild vai reaproveitar 85% da água utilizada no processo de produção.


As entregas do primeiro ano de atuação da Hochschild no Brasil preveem também a inauguração da Trilha do Conhecimento, projeto de educação ambiental e patrimonial aberto à toda a comunidade de Mara Rosa e região em setembro de 2022; e o programa de formação e capacitação de mão-de-obra local da empresa, que já se aproxima da marca de 1.400 pessoas treinadas em mais de 100 cursos.



Fonte: Brasil Mineral

0 comentário
bottom of page