top of page

Grota do Cirilo é 4º maior complexo industrial de beneficiamento de lítio no mundo

Estimativa de recursos minerais consolidam a Sigma Lithium como uma das maiores produtoras integradas em operação no setor global de lítio, com destaque para a Grota do Cirilo.



A Sigma Lithium anunciou um aumento do seu recurso mineral auditado para 109 milhões de toneladas de recursos medidos, indicados e inferidos na operação industrial e mineral integrada na Grota do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha.


A nova estimativa revisada do recurso mineral representa um aumento de 27% em relação aos recursos auditados em janeiro de 2023.


Com esse resultado, a Grota do Cirilo se tornou o 4º maior complexo industrial de beneficiamento de pré-químico de lítio em operação no mundo, totalmente integrado com suas operações minerais 100% proprietárias.


A co-presidente e CEO da Sigma, Ana Cabral-Gardner, comemorou a marca que consolida a empresa como uma das maiores produtoras integradas em operação no setor global de lítio.


“Ficamos muito entusiasmados em anunciar que a nossa operação da Grota do Cirilo no Brasil se tornou o quarto maior complexo industrial integrado de beneficiamento pré-químico de lítio em operação no mundo. A Sigma Lithium é a única produtora totalmente integrada de escala significativa e controlada exclusivamente por fundos de “private equity” e por investidores institucionais financeiros, representando sinergias tangíveis para nossos potenciais parceiros estratégicos”, afirmou.



Também segundo os dados divulgados pela Sigma Lithium, o recurso mineral é composto de 94,3 milhões de toneladas de recursos medidos e indicados (“M&I”) com um teor médio de 1.40% Li2O, e 14.6 milhões de toneladas adicionais de recursos inferidos com teor de 1.37% Li2O.


Além disso, a tonelagem de carbono de lítio (LCE) contida também aumentou em 27%, o que aponta que a empresa conseguiu manter a qualidade dos recursos minerais, ao mesmo tempo que ampliou a escala operacional integrada.


O aumento significativo do recurso mineral mostra ainda que o Brasil pode ser âncora global em escala significativa da indústria de base de materiais de lítio para a nova geração de veículos elétricos, construídos com insumos verdes, alinhados com o propósito de valor dos consumidores de veículos elétricos.



Fonte: Revista Mineração & Sustentabilidade

0 comentário
bottom of page