top of page

Garimpeiros ocupam acesso a Mineradora Equinox em Santa Luz

Eles garantem que só saem de lá com uma definição concreta do retorno aos trabalhos no garimpo.


O acesso ao portão principal da Mineradora Equinox Gold na zona rural de Santaluz, distante cerca de 30 km da sede do município está completamente interditado desde o fim da noite de quinta-feira, 01, com a chegada de garimpeiros das cidades de Cansanção, Monte Santo, Queimadas, Quijingue, Nordestina e Santaluz.

A categoria está disposta a permanecer acampada no local o tempo que for necessário enquanto aguarda um diálogo com a diretoram ia da mineradora, pois, segundo os garimpeiros acreditam que foi a partir de denuncia da mineradora que a Polícia Federal chegou ao garimpo da comunidade rural Deixaí na última terça-feira e ateou fogo nas máquinas e equipamentos utilizados para extração de pedras.


Na manhã desta sexta-feira, 02, os manifestantes permitiram a saída de dois ônibus transportando funcionários da Equinox depois de cumprimento de turno, porem avisaram que não entra mais nenhum ônibus para dentro da empresa.” Se a gente não está trabalhando a Equinox também não vai trabalhar. Vamos ficar aqui por tempo indeterminado”, disse um dos manifestantes.

O Calila Notícias conversou com Lelis Cavalcante Araújo sobre a situação atual, o que reivindicam e os prejuízos que tiveram com a destruição das maquinas do garimpo e ele afirma que giram em torno de R$ 800 mil.

Vale lembrar que a manifestação acontece desde o fim da noite de quinta-feira, 01, dois dias depois que a Polícia Federal esteve na localidade conhecida por Deixaí na zona rural de Cansanção onde fez apreensão de dinheiro em espécie e ateou fogo nos equipamentos. conforme a categoria registrou em fotos e vídeos.


Lélis diz que a luta é pelo retorno ao trabalho e a legalização do garimpo.


Equipamentos queimados pela Polícia.




Fonte: Calila Notícias.


0 comentário
bottom of page