top of page

Frente Parlamentar da Mineração Sustentável fará missão técnica em MT para conhecer modelo de gestão


Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) fará missão técnica em Mato Grosso no próximo dia 05 de outubro. O objetivo dos parlamentares é conhecer o modelo de gestão cooperativa da mineração de ouro implementado pela Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), maior cooperativa de Garimpeiros do Brasil, com cerca de 7 mil cooperados.

A cooperativa com sede em Peixoto de Azevedo, atua em 8 municípios da região norte do estado e responde hoje por cerca de 4% da produção nacional de ouro.

A missão é composta pelo presidente da FPMin, deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), mais dez parlamentares federais, governador Mauro Mendes, deputados estaduais, secretários de estado e prefeitos da região.

Na programação está prevista visita a sede da Coogavepe e na sequência, a algumas áreas de garimpo para conhecer os procedimentos legais que envolve a exploração de ouro, passando pela lavra, recuperação de áreas e comercialização do ouro.

Visita semelhante já foi realizada em maio desse ano, em Araxá, Minas Gerais, onde os parlamentares conheceram mais sobre o processo de extração, beneficiamento e transformação do nióbio.


A FPMin, foi criada em 22 de março de 2023, para fomentar no Congresso Nacional o debate sobre novas políticas para mineração que viabilizem a conciliação do desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o respeito aos direitos das comunidades locais.

A missão está sendo coordenada pela Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), com a assessoria da Emunah Consultoria.


Fonte: Minera Mt

0 comentário

Commenti


bottom of page