Frente Parlamentar da Mineração Sustentável fará missão técnica em MT para conhecer modelo de gestão
- jurimarcosta
- 2 de out. de 2023
- 1 min de leitura

Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) fará missão técnica em Mato Grosso no próximo dia 05 de outubro. O objetivo dos parlamentares é conhecer o modelo de gestão cooperativa da mineração de ouro implementado pela Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), maior cooperativa de Garimpeiros do Brasil, com cerca de 7 mil cooperados.
A cooperativa com sede em Peixoto de Azevedo, atua em 8 municípios da região norte do estado e responde hoje por cerca de 4% da produção nacional de ouro.
A missão é composta pelo presidente da FPMin, deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), mais dez parlamentares federais, governador Mauro Mendes, deputados estaduais, secretários de estado e prefeitos da região.
Na programação está prevista visita a sede da Coogavepe e na sequência, a algumas áreas de garimpo para conhecer os procedimentos legais que envolve a exploração de ouro, passando pela lavra, recuperação de áreas e comercialização do ouro.
Visita semelhante já foi realizada em maio desse ano, em Araxá, Minas Gerais, onde os parlamentares conheceram mais sobre o processo de extração, beneficiamento e transformação do nióbio.
A FPMin, foi criada em 22 de março de 2023, para fomentar no Congresso Nacional o debate sobre novas políticas para mineração que viabilizem a conciliação do desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o respeito aos direitos das comunidades locais.
A missão está sendo coordenada pela Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), com a assessoria da Emunah Consultoria.
Fonte: Minera Mt
Comments