top of page

Fosforita: importante mineral é descoberto na costa sul brasileira


Pesquisadores do SGB e da FURG realizaram cruzeiro científico entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Foto: Divulgação SGB



Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) encontraram amostras de fosforita em um levantamento geofísico e oceanográfico do fundo do mar realizado no sul do país. A descoberta é considerada um avanço para o conhecimento da geologia marinha

A fosforita é chamada assim devido ao alto teor de fosfato. Além do valor científico, o mineral é um importante elemento na produção de fertilizantes, adubos e suplementos de ração animal.


Descoberta


O cruzeiro científico aconteceu entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Para retirar a rocha do fundo do mar, os pesquisadores fizeram uma adaptação no equipamento para que ele conseguisse fazer coletas em águas muito profundas. A maior amostra coletada estava a 578 metros de profundidade. Os pesquisadores acreditam que a região onde a amostra foi encontrada seja abundante neste tipo de rocha.



Mineral retirado tem 87 centímetros de comprimento por 45 centímetros de largura e pesava cerca de 45 quilos. Credito: divulgação SGB


Investimentos

Segundo o oceanógrafo do SGB, Roberto Aguiar Alves, “a região está atraindo investimentos do setor privado desde 2020, quando a Agência Nacional de Mineração (ANM) concedeu cerca de 300 km2 para exploração mineral no entorno da área mapeada pelo Projeto Fosforita”.

As campanhas geológicas do Projeto Fosforitas Marinhas renderam um total de 6 toneladas de amostras do fundo do mar, entre sedimentos e rochas de tamanhos diversos. Todo esse material seguirá para o Laboratório de Geologia Marinha do SGB, situado na cidade de Recife (PE), onde passará por análises geológicas (granulométricas, mineralógicas e petrográficas).

Os resultados desses levantamentos deverão esclarecer quais tipos de sedimentos existem na região e como eles se distribuem pelo fundo do mar, enriquecendo o conhecimento geológico e mineral da plataforma continental brasileira.



0 comentário
bottom of page