top of page

Fique por dentro das nossas negociações de ACT 2020


O trabalho do Sindimina não para. Mesmo nesse período pandêmico, estamos firmando acordos, negociações e defendendo os direitos da classe trabalhadora, com todo o cuidado e precaução que o momento exige. Veja como anda a negociação da sua empresa:


· Com data base em janeiro:


Empresa Casa da Borracha – Aprovado, assinado e registrado.


Empresa J. de Oliveira – Aprovado, assinado e registrado pelo site do MTE.


Empresa WN – Aprovado, assinado e registrado pelo site do MTE.


Empresa MAP – Aprovado e registrado pelo site do MTE. Entretanto, o mesmo foi enviado para a assinatura da MAP, mas a empresa ainda não devolveu esse ACT para o Sindicato. Será que vai ser necessário tomarmos algumas medidas para que a MAP nos mande esse ACT assinado? Já não é o bastante os desgastes que o Sindimina tem com essa empresa em todos os Acordos Coletivo de Trabalho?


Empresa AC CUNHA – O Sindimina entrou em contato várias vezes com essa empresa para firmar o Acordo. Contudo, devido algumas situações que aconteceram com algumas empresas com as mesmas datas base e também por causa da Pandemia, houve atrasos nas negociações. O fato é que já houve tempo de sobra para firmar esse acordo e o Sindimina não consegue entender o porquê dessa morosidade da empresa. Contamos com a pro atividade e boa-fé da empresa para tornar viável esse acordo, a fim de que não seja necessário tomar medidas mais radicais para resolução deste ACT.


· Com data base em março:


Empresa Aurora - Aprovado, assinado e registrado pelo site do MTE.


Empresa SLDM - Aprovado, assinado e registrado pelo site do MTE.


Empresa Lipari Mineração – Conforme informado nos grupos de WhatsApp, ao longo do dia 26/08/2020, foi realizada uma Assembleia para os Trabalhadores decidirem sobre a Proposta da Empresa para os Acordos Coletivo de Trabalho 2020/2021.

Na ocasião, foram reprovados os Acordos Específico e Geral. Nesta Assembleia, também foram escolhidas as Tabelas de Turno pelos trabalhadores da Planta e da Mina que, por meio de votação independente, escolheram a tabela 01. Bem como, foi realizada uma terceira votação com trabalhadores de outro regime de turno que aprovaram a tabela 5x2/5x3.

Desta forma, aguardamos a Empresa Lipari para voltarmos a negociar os Acordos que foram reprovados, a fim de que a empresa apresente uma contraproposta do ACT para ser submetida novamente à apreciação da Assembleia.


· Com data base em maio:


Empresa Magnesita - Aprovado, assinado e registrado.


· Com data base em junho:


Empresa Mecbrun – Já entramos em contato com a empresa cobrando uma posição sobre o ACT. A empresa ficou de nos fazer uma proposta para que possamos realizar uma Assembleia, mas até o momento não recebemos. Diante da demora, esperamos que seja uma proposta digna de ser colocada em votação.


· Com data base em julho:


A Empresa Terrabel que presta serviços na área da Magnesita, em Santaluz, suspendeu os contratos dos trabalhadores se valendo da Medida Provisória nº 936. Independente disso, já entramos em contato com a Terrabel para que possamos fazer o ACT com a data base em julho. Esperamos que a empresa não se utilize dos mesmos argumentos do ano passado, apresentando uma “proposta” prejudicial aos trabalhadores.


· Com data base em agosto:


Empresa Locadora Ramos – O Sindimina entrou em contato com essa empresa e tem uma reunião agendada para a próxima quinta-feira, 03/09/2020, para discutirmos sobre o ACT.


Empresa FBDM/Equinox – Conforme informado nos grupos de WhatsApp, no dia 28/08/2020, o Sindimina se reuniu com a FBDM para discutir os Acordos Coletivos de Trabalho. Neste primeiro momento, foram tratadas as cláusulas sociais, ficando para uma discussão posterior as cláusulas financeiras, econômicas e os turnos ininterruptos de revezamento da Mina e Usina. Neste momento, aguardamos a FBDM agendar a próxima reunião, o mais breve possível, para que esse Acordo não se estenda muito tempo.



OBS: Todas as Assembleias foram realizadas considerando as orientações das autoridades de saúde, ante a necessidade de conter a propagação de infecção e transmissão do vírus, diante da emergência ocasionada pelo novo Coronavírus. Para prevenção e mitigação da transmissão do COVID-19, o Sindimina – Serrinha e Região seguindo os procedimentos legais, foram usadas máscaras de proteção facial, feita a higienização do álcool em gel 70% e garantido o distanciamento entre trabalhadores para evitar aglomeração nas Assembleias.

0 comentário
bottom of page