top of page

Faleceu Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM

  • jurimarcosta
  • 20 de jan.
  • 2 min de leitura

Ao longo dos seus 73 anos de vida, Raul Jungmann foi deputado federal, ministro do Desenvolvimento Agrário, ministro da Defesa, ministro Extraordinário da Segurança Pública e presidiu órgãos importantes como o IBAMA e o INCRA na década de 1990.



O setor mineral perdeu neste domingo, 18 de janeiro, vítima de um câncer, Raul Jungmann, Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Ao longo dos seus 73 anos de vida, Raul Jungmann foi deputado federal, ministro do Desenvolvimento Agrário, ministro da Defesa, ministro Extraordinário da Segurança Pública e presidiu órgãos importantes como o IBAMA e o INCRA na década de 1990. Atualmente ocupava o cargo de diretor-presidente do Ibram, no qual teve destacada atuação.


Sobre o seu falecimento, o Ibram divulgou a seguinte nota, assinada por sua diretoria.


“Nota de Falecimento – Raul Belens Jungmann Pinto


Com imenso pesar, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) comunica o falecimento de Raul Belens Jungmann Pinto, diretor-presidente da instituição, ocorrido em 18 de janeiro de 2026, em Brasília. Em atenção a um desejo de Raul Jungmann, o velório ocorrerá em cerimônia reservada a familiares e amigos próximos.


Pernambucano, Raul Jungmann dedicou mais de cinco décadas à vida pública brasileira, atuando com integridade, espírito republicano e um compromisso inabalável com a democracia, o desenvolvimento sustentável e o diálogo.


Ao longo de sua trajetória, ocupou funções de grande relevância nacional, entre elas a presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), três mandatos como deputado federal e quatro ministérios - Política Fundiária, Desenvolvimento Agrário, Defesa e Segurança Pública. Em 2022, assumiu a presidência do IBRAM, liderando umaimportante agenda de transformação do setor mineral, pautada pelos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) e pela defesa de uma mineração mais responsável e alinhada aos desafios do século XXI.



Sob sua liderança, o IBRAM fortaleceu seu protagonismo institucional e seu compromisso com a legalidade, a sustentabilidade, a inovação e o papel estratégico dos minerais na transição energética global.


Jungmann será lembrado por sua competência, visão estratégica, capacidade de articulação e pelo legado de diálogo e ética que deixa não apenas na mineração, mas em toda a vida pública brasileira.


Para Ana Sanches, presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Raul Jungmann foi um homem público de estatura singular, defensor firme da democracia e profundamente comprometido com o Brasil e com o interesse público. Segundo ela, à frente da Diretoria Executiva do Instituto, Jungmann conduziu a entidade por um período decisivo, fortalecendo o IBRAM e beneficiando todo o setor mineral, período este marcado pelo diálogo, pela visão estratégica e pela integridade.



Seu legado constitui um marco na história do Brasil, do IBRAM e da indústria da mineração.


Neste momento de profunda tristeza, o IBRAM manifesta solidariedade à família, amigos e colegas de jornada, agradecendo por tudo que Raul Jungmann representou para o Brasil, ao setor mineral e ao Instituto.”



Fonte: Brasil Mineral

 
 
 

Comentários


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page