top of page

Estudo revela como metais cruciais para energia renovável podem ser transportados pelas profundezas do manto Terrestre

  • jurimarcosta
  • 28 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Um recente artigo publicado na revista Science Advances trouxe novas descobertas sobre o transporte de metais essenciais para tecnologias de energia renovável do manto interior da Terra através de derretimentos de baixa temperatura e ricos em carbono.

A pesquisa, liderada por Isra Ezad, pesquisador de pós-doutorado na Universidade Macquarie da Austrália, realizou experimentos de alta pressão e alta temperatura para simular as condições encontradas a cerca de 90 quilômetros de profundidade no manto terrestre.

Os resultados revelaram que os derretimentos de carbonato têm a capacidade de dissolver e transportar uma variedade de metais e compostos cruciais das rochas circundantes no manto. Isso inclui elementos de terras raras, bem como metais básicos e preciosos, como níquel, cobre, cobalto, ouro e prata, além de enxofre oxidado.

Ezad enfatizou a importância dessas descobertas, destacando que os derretimentos de carbonato podem desempenhar um papel significativo na concentração de depósitos metálicos. Isso poderia fornecer insights valiosos para futuras prospecções de metais, especialmente à medida que a demanda por esses recursos aumenta com a transição global para energias renováveis.

Os experimentos foram realizados utilizando composições naturais do manto terrestre, e os resultados indicam que os derretimentos de carbonato enriquecidos em enxofre podem ser mais comuns do que se pensava anteriormente.

Para Ezad, entender a distribuição desses derretimentos poderia oferecer uma melhor compreensão da redistribuição de metais em grande escala ao longo da história da Terra. Isso se torna especialmente relevante à medida que o mundo busca fontes confiáveis de metais cruciais para a transição para tecnologias de energia limpa.

Essas descobertas abrem um novo espaço de exploração mineral até então não considerado, oferecendo uma perspectiva promissora para a busca de metais básicos e preciosos em depósitos de derretimentos de carbonato, à medida que avançamos para um futuro mais sustentável e renovável.


Fonte: MINING.COM e Minera Brasil


 
 
 

Comentários


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page