Eduardo Bartolomeo é reeleito junto com diretoria executiva da Vale

A Vale informou na segunda-feira (15) que o conselho de administração da companhia aprovou a reeleição do diretor-presidente Eduardo de Salles Bartolomeo e dos demais membros da atual diretoria executiva. Segundo a empresa, o mandato dos reeleitos foi alterado para três anos, após mudanças estatutárias aprovadas em assembleia em 12 de março.

Foram reeleitos, além de Bartolomeo, Alexandre Gomes Pereira (diretor executivo de Suporte aos Negócios), Carlos Henrique Senna Medeiros (diretor executivo de Segurança e Excelência Operacional), Luciano Siani Pires (diretor executivo de Finanças e Relações com Investidores), Luiz Eduardo Fróes do Amaral Osorio (diretor executivo de Relações Institucionais e Comunicação) e Marcello Magistrini Spinelli (diretor executivo de Ferrosos).

Segundo a Vale, a mudança na estrutura organizacional "visa o maior alinhamento com a estratégia da empresa, igualando o nível de responsabilidade e accountability pelo todo, reforçando o compromisso da Vale com a evolução da sua governança corporativa".

A empresa explicou ainda que a renovação dos contratos atualiza algumas cláusulas gerais e outras específicas para cada diretor executivo. Segundo a Vale, "a eventual não-renovação dos contratos teria ensejado o pagamento das mesmas indenizações devidas por encerramento antecipado".

No comunicado, a companhia informou ainda que Alexandre Silva D'Ambrosio, então diretor Jurídico da Vale, passa à posição de diretor executivo Jurídico, enquanto Marina Barrenne de Artagão Quental, então diretora de Pessoas, passa à posição de diretora executiva de Pessoas. Também foi eleita Maria Luiza de Oliveira Pinto e Paiva como diretora executiva de Sustentabilidade.

A Vale anunciou ainda Deshnee Naidoo como nova diretora de Finanças e Desenvolvimento de Negócios da linha de negócios de Metais Básicos. Segundo o comunicado da companhia, nesta função ela irá liderar e dirigir a equipe responsável pela estratégia financeira, planejamento, previsões e supervisão dos ciclos de investimento do negócio.


Deshnee é uma executiva de mineração com experiência em níveis corporativos e operacionais em diferentes localidades. Antes de ingressar na Vale, ela foi diretora executiva da Zinc International business da Vedanta Resources de 2014 a 2020, onde assumiu total responsabilidade pelo P&L do grupo internacional de zinco e liderou sua transformação e crescimento durante o período em que foi reconhecido como principal produtor mundial de zinco.

Ela também foi três vezes listada na "South Africa Mining Rainmaker", reconhecida entre as 100 mulheres inspiradoras na mineração em 2018 (100 Global Inspirational Women in Mining) e atuou como membro do Conselho de Minerais da África do Sul. A diretora liderou ainda a iniciativa Women in Mining para o Conselho de Minerais da África do Sul para alcançar a igualdade de gênero, com uma meta de 30% de mulheres até 2025.


Fonte: Notícias de Mineração do Brasil


0 comentário