top of page

Covid-19 mata ex-secretário de Geologia e Mineração Otto Bittencourt

O ex-secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), geólogo Otto Bittencourt Netto, faleceu no Rio de Janeiro também vítima do novo coronavírus. Segundo o amigo e ex-diretor do Ibram, Marcelo Ribeiro Tunes, Otto faleceu na quarta-feira da semana passada. Ele chegou a ser internado para tratar do vírus, mas logo foi intubado e não resistiu.


O CPRM também lamentou a morte de Otto. "O setor mineral brasileiro está de luto com a perda do Geólogo Otto Bittencourt Netto. Brilhante profissional da geologia e mineração brasileira, com competência, dinamismo e discernimento valorizou e defendeu as instituições onde trabalhou e, exercendo liderança, deixou importante legado", declarou.

Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e mestre pela Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, Otto ingressou no Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em 1970 e trabalhou na empresa por mais de 30 anos, sendo presidente do Conselho de Administração do CPRM.

Otto foi também diretor-geral adjunto no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e diretor de recursos minerais das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). O geólogo foi ainda um dos coordenadores do Projeto Radam, executado na Amazônia e que tinha como objetivo mapear os recursos naturais da região, e diretor da Nuclebrás.

"Manifestamos nossos sinceros sentimentos e solidariedade, com nossas condolências, aos familiares e amigos do geólogo Otto Bittencourt Netto", disseram em nota conjunta o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia e o Núcleo Bahia-Sergipe da Sociedade Brasileira de Geologia.

Anglogold Ashanti


A AngloGold Ashanti divulgou na sexta-feira (2) uma nota interna para lamentar a morte do engenheiro e diretor de projetos e serviços técnicos da empresa, Maurício Rocha Drumond, vítima de complicações causadas pela Covid-19.

"Seus amigos e colegas sempre irão se lembrar de Maurício por seu profissionalismo, dedicação e conhecimento, que marcaram todos que tiveram o privilégio de sua companhia. Estamos vivenciando um momento de apreensão em todo o país e a perda de um colega tão estimado, especialmente neste cenário, reforça nosso sentimento de solidariedade a todos os seus familiares e amigos", escreveu a mineradora.

Formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Drumond teve uma grande trajetória pelo setor mineral brasileiro, passando por empresas como Vale, MRN e Bahia Mineração.



Fonte: Notícias de Mineração do Brasil

0 comentário
bottom of page