CoreX Holding assume minas de cobre da BHP em Carajás
- há 3 dias
- 1 min de leitura

Multinacional da Turquia adquiriu os ativos da BHP em Água Azul do Norte e Ourilândia, que correspondem às minas Pedra Branca e Pantera.
A CoreX Holding anunciou a aquisição integral de duas minas de cobre em Carajás, no Pará, que pertenciam à BHP, com a transferência das operações Pedra Branca e Pantera, nos municípios de Água Azul do Norte e Ourilândia do Norte.
Sob novo controle, os ativos anteriormente conhecidos como OZ Minerals Brazil passam a se chamar CoreX Copper Brasil e se integram ao portfólio global da companhia turca.
O conjunto adquirido está inserido em uma das províncias minerais mais relevantes do mundo para a produção de cobre. O portfólio inclui uma mina subterrânea em operação, uma planta de processamento e projetos em diferentes estágios, entre desenvolvimento e exploração, que somam cerca de 1.800 quilômetros quadrados.
Segundo a empresa, a aquisição reforça sua atuação no segmento de metais básicos, especialmente no cobre, considerado estratégico para a transição energética e para tecnologias de baixo carbono.
Fundada em 2024 pelo empresário Robert Yuksel Yildirim, a CoreX Holding tem sede financeira em Amsterdã e operações centralizadas em Istambul, com presença em diversos países e atuação nos setores de mineração, energia e petróleo, entre outros. A empresa comprou as operações da BHP localizadas em Carajás em agosto de 2025.
Fonte: Minera Brasil
