top of page

Cedro Mineração tenta retomar atividades após revogação de licença




A Cedro Mineração informou que está “atuando junto aos órgãos” competentes para tentar retomar as atividades na mina de minério de ferro do Gama, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). A mineradora teve as atividades suspensas na última sexta-feira (23).

Na ocasião, ela e sua controlada, Extrativa Mineral, teve como canceladas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas, a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), porque apresentou descumprido um termo de ajustamento de conduta (TAC) e feito extração de minério em área não permitida

Em nota, a Cedro afirmou que foi "surpreendida com a decisão" da Semad. "A empresa ratifica a regularidade total de suas operações, possui todos os documentos que comprova a sua situação legal e está atuando junto aos órgãos competentes para retornar as atividades na mina do Gama com a maior brevidade possível", diz a companhia.

No documento, uma mineradora observou ainda que tem 850 funcionários diretos na mina do Gama e "investiu fortemente em equipamentos para filtragem de rejeito, o que elimina o uso de barragens". O texto ressalta também que "uma companhia resultou a descaracterização de sua antiga barragem de rejeitos e está aportando valores substanciais em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento para consolidar na vanguarda do setor mineral brasileiro".

Na solicitação encaminhada à Semad, o MPE afirmou que a empresa descumpriu o TAC firmado em 2019 ao expandir uma área de processamento de minério da operação sem autorização. De acordo com o Ministério Público, a ampliação teria resultado em danos como supressão de vegetação nativa.


Fonte: Noticia de Mineração do Brasil

0 comentário
bottom of page