top of page

CBMM vai fornecer nióbio para supercarro esportivo inglês

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) fechou um contrato com a montadora britânica BAC para incluir o nióbio no aço usado para a fabricação do mais novo veículo da fabricante, o New Mono.


Segundo o chefe de Mobilidade da CBMM, Pablo Salazar, a montadora vai usar ligas metálicas enriquecidas com nióbio no chassi para reduzir "a quantidade de material necessário para se atingir o objetivo estrutural do veículo".

Em nota, a CBMM ressalta também que o uso de nióbio no aço do veículo permitirá que o modelo fique mais leve, "com possibilidade de alcançar maior velocidade em menor tempo, além de oferecer melhor resposta de frenagem e segurança".

Conforme o chefe de marketing da CBMM, Giuliano Fernandes, o acordo com a BAC traz algumas vantagens. Uma delas é a aquisição de conhecimento ao participar de um projeto de um veículo de vanguarda. A outra vantagem tem a ver com a divulgação do produto fornecido pela mineradora. "É importante para nós mostrarmos as vantagens [de uso] do nióbio e essa parceria dá visibilidade a essa tecnologia", afirma.

O emprego de nióbio no chassi do novo carro recebeu recursos do órgão britânico de fomento a tecnologias que visam à redução das emissões de CO2. O aço com nióbio será produzido por uma siderúrgica europeia. Antes do início da produção comercial, a BAC terá uma fase de testes.

"No primeiro semestre de 2021, a gente passa para a produção dos protótipos e ao longo de 2021 ocorrerão testes e processo de homologação", disse Fernandes. A CBMM não mencionou valores ou o volume das exportações para o projeto.


A parceria com a BAC representa mais uma aproximação da companhia brasileira com a indústria automobilística. Montadoras nos EUA, Europa, Ásia e no Brasil já usam aço com nióbio, o que traz mais resistência e leveza. A CBMM também participa desde 2016 na Fórmula E, apelidada de Fórmula 1 dos carros elétricos. Em 2018, a mineradora anunciou uma parceria com a japonesa Toshiba para o desenvolvimento de uma bateria para carros elétricos.

A BAC, sigla de Briggs Automotive Company, foi criada pelos irmãos Neill e Ian Briggs e fabrica carros de apenas um assento com design arrojado que se assemelham ao da Fórmula 1. Uma diferença é que esses superesportivos podem circular pelas ruas.

O primeiro modelo - o Mono One - foi lançado em 2011. Depois, veio o Mono R e agora, o New Mono. A BAC diz fazer exportações para 40 países. As informações são do Valor Econômico.

0 comentário
bottom of page