top of page

Belo Sun atualiza decisões judiciais

Processo de licenciamento ambiental pode avançar sem ter que esperar por uma nova decisão do Tribunal de Justiça da Justiça Federal em Brasília.





A Belo Sun Mining Corp. forneceu relatório corporativo com atualizações sobre as decisões do Tribunal de Justiça da Justiça Federal de Brasília. Os casos atualizados são referentes à determinação do órgão competente para o licenciamento ambiental do Projeto Ouro Volta Grande (SEMAS ou IBAMA) e decisão sobre o pedido de suspensão do Alvará de Construção de Volta Grande.


A Belo Sun informa que uma turma de três juízes do Tribunal decidiu adiar a decisão sobre a autoridade competente para o licenciamento ambiental do Projeto Ouro Volta Grande. O Tribunal decidiu que todas as partes serão notificadas para apresentar declarações adicionais sobre os impactos com o Projeto Ouro Volta Grande. Até que o Tribunal se pronuncie, a SEMAS (Agência Estadual de Meio Ambiente do Governo do Pará) continuará atuando como autoridade competente para o licenciamento ambiental do Projeto Volta Grande.


Já sobre a Licença de construção, a empresa diz que três juízes do Tribunal decidiram, por unanimidade, que não será suspenso o alvará da Licença de Construção. A decisão da Corte decidiu que a SEMAS analisará se as condições dos estudos indígenas foram cumpridas. Além disso, o Tribunal decidiu que a Justiça Federal de Altamira verificará, após a decisão da SEMAS sobre o assunto, se a Companhia atendeu às condições exigidas na decisão do Tribunal proferida em dezembro de 2017.


A Belo Sun mostrou-se decepcionada com o fato de a suspensão não ter sido levantada imediatamente, mas está satisfeita por estar agora em uma posição em que o processo de licenciamento ambiental pode avançar sem ter que esperar por uma nova decisão do Tribunal de Justiça da Justiça Federal em Brasília.


Fonte: Brasil Mineral.

0 comentário
bottom of page