top of page

Bahia Verde poderá investir US$ 100 milhões para aproveitar salmoura

  • jurimarcosta
  • 19 de mar.
  • 1 min de leitura

A salmoura líquida poderá ser explorada para produção de brometo de sódio, barrilha e, potencialmente, lítio e potássio.


A Bahia Verde Minerals está desenvolvendo um projeto visando o aproveitamento de salmoura líquida no estado da Bahia para produção de brometo de sódio, barrilha e, potencialmente, lítio e potássio.


O projeto foi apresentado na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieba) no dia 17 de março. Localizado no semiárido baiano, nos municípios de Inhambupe, Novo Triunfo, Creguenhem e Itapicuru, o projeto abrange uma área de 600 mil hectares de direitos minerários e, segundo a empresa, contém reservas estimadas em 400 bilhões de metros cúbicos de salmoura líquida contendo “bilhões de toneladas de diversos compostos químicos”.


De acordo com o geólogo chefe da Bahia Verde Minerals, Mário Carvalho, “Trata-se de um projeto pioneiro de pesquisa no País, que poderá resultar num empreendimento superior a 100 milhões de dólares em investimentos, melhorando significativamente os indicadores socioeconômicos de toda esta região”.


Ele acrescenta que já foram perfurados 15 poços na área, que estão em condições de produzir, e que “a espessura e profundidade da salmoura permitem a produção de múltiplos poços simultâneos”. A escala de produção, tendo em vista o volume de reservas, é limitada apenas pela demanda”. Diversos minerais críticos e compostos químicos industriais podem ser produzidos pela salmoura líquida e a localização da salmoura favorece o transporte dos produtos, tendo em vista a infraestrutura existente. A Bahia Verde Minerals é uma empresa de capital norte-americano e brasileiro, tendo como presidente Steve Norcini e principal acionista Brian McCarthy.



Fonte: Brasil Mineral

 
 
 

Comments


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page