top of page

Appian Brazil obtém recordes em níquel e cobre em 2022

Appian Capital Brazil exporta cerca de 200 mil toneladas de minérios em 2022



O fundo de investimento privado especializado em mineração Appian Capital Brazil obteve recorde nas vendas externas de 198.290 toneladas de cobre e níquel sulfetado em 2022. Os embarques foram para Canadá, China, Finlândia e Polônia e o volume é 66% superior a 2021, quando as exportações totalizaram cerca de 119.334 toneladas.



Um dos ativos do grupo, a Atlantic Nickel, embarcou 9.402 toneladas de concentrado de níquel sulfetado no final de dezembro. O minério é produzido na mina Santa Rita, em Itajubá (BA). Este foi o décimo segundo que saiu do Porto de Ilhéus (BA) para o porto de Maceió, de onde partiu para Finlândia. Em 2022, as exportações tiveram como destino Canadá, Finlândia e China. No total, a Atlantic Nickel exportou mais de 116 mil toneladas de concentrado de níquel, sendo aproximadamente 15.670 toneladas de níquel contido. O segundo ativo da Appian é a Mineração Vale Verde (MVV) que embarcou o oitavo navio na última semana de dezembro de 2022. O concentrado de cobre produzido na mina Serrote totalizou 11.086 toneladas, sendo 2.561 toneladas de cobre contido. Ao longo do ano, a MVV encaminhou para China, Polônia e Finlândia mais de 82 mil toneladas de concentrado de cobre, sendo 18.973 de cobre contido.



A Mineração Vale Verde é o único empreendimento do estado de Alagoas que lida com metais básicos. O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos ao longo de 2022. Por meio do nosso modelo de mineração inteligente, conseguimos aumentar a produção de forma segura e responsável. Os números demonstram nossa trajetória de crescimento. Com isso, certamente teremos em 2023 mais destaque no mercado internacional”, explica Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brazil.



Em 2023, a Appian projeta um crescimento na produção dos dois ativos e a expectativa é exportar cerca de 8% a mais do que em 2022.



Fonte: Brasil Mineral, assine tenha acesso a um vasto conteúdo de notícias do setor mineral

0 comentário

Comments


bottom of page